Pesquisar
Close this search box.
Mato Grosso do Sul, 19 de abril de 2024
Campo Grande/MS
Fuente de datos meteorológicos: clima en Campo Grande a 30 días

Agronegócio brasileiro bate recorde de exportação no 1º trimestre

As exportações do agronegócio brasileiro alcançaram US$ 37,44 bilhões, aumento de 4,4% em relação ao mesmo período de 2023

Se as exportações de soja estão acanhadas, diante de preços considerados baixos para os produtores, o mesmo não se pode dizer de outros produtos agropecuários do Brasil. Carne bovina, carne suína, açúcar e café registraram vendas recordes no primeiro bimestre deste ano, segundo levantamento da consultoria Datagro, com base em dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex/MDIC). Os cortes suínos e o açúcar ainda tiveram mudanças no ranking dos maiores compradores.

Os dados mostram que o Oriente Médio está se tornando importante destino dos produtos brasileiros. Na carne bovina, os Emirados Árabes Unidos passaram de sexto para o terceiro lugar entre os compradores, com 7,2% do total, atrás apenas da China (53,3%) e EUA (8,2%). Em números absolutos, o país comprou 26,1 mil toneladas de um total de 362,5 mil.

O mesmo se observou com o açúcar, cujas exportações para os Emirados Árabes aumentaram 751,1% na comparação entre o primeiro bimestre deste ano e do ano passado. O país passou a ser o segundo maior comprador, respondendo por 9,2% das 6,2 milhões de toneladas saídas do Brasil.

A Índia, que sequer aparecia entre os principais compradores brasileiros no ano passado, ficou com o topo da lista em 2024, com 10,9% do total exportado pelo país. Os indianos são importantes produtores e exportadores da commodity, mas tiveram problemas em sua safra no ciclo passado.

Outro destaque foi a Indonésia, que também não aparecia no ranking de 2023 e ficou em terceiro lugar no primeiro bimestre deste ano, com 7,5% do total de açúcar embarcado pelos brasileiros.

O levantamento da Datagro também mostra que, no caso da carne suína, Filipinas, Japão e Coreia do Sul mais do que dobram suas importações na comparação entre os bimestres. As Filipinas passaram de quinto para segundo lugar no ranking de compradores, com 12,3% das 168,2 mil toneladas comercializadas, em meio a um surto de peste suína africana que restringiu a oferta local.

O país ficou apenas atrás da China, que perdeu quase 20 pontos percentuais na participação, de 46,8% do total em 2023 para 27,4% nos primeiros dois meses de 2024.

As compras japonesas de produtos suínos brasileiros cresceram 136,4% e o país passou para o sexto lugar, com 5,8% do total. A Coreia do Sul ficou em oitavo lugar no ranking de compradores deste ano, com aumento de 238,2% nas compras.

Os cinco principais setores exportadores em março foram:

  • Complexo soja (44,3% de participação nas exportações do agronegócio brasileiro);
  • Carnes (12,8% de participação);
  • Complexo sucroalcooleiro (11,3% de participação);
  • Produtos florestais (9,4% de participação);
  • Café (5,7% de participação).

Esses cinco setores juntos foram responsáveis por 83,4% do valor total exportado pelo Brasil no mês.

Suas preferências de cookies

Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.