Joaquim (Danilo Mesquita) vai mostrar algum traço de redenção no fim de Além da Ilusão.
O almofadinha romperá com Úrsula (Bárbara Paz) quando descobrir que ela o roubou bebê. Ele, então, decidirá tomar uma atitude inesperada na novela das seis da Globo: devolverá o bebê que a megera terá roubado de Heloísa (Paloma Duarte).
Quando Margô (Marisa Orth) contar toda a verdade sobre sua origem, o personagem de Danilo Mesquita se voltará contra a mãe que o criou. “Fez de mim um monstro”, gritará. Eugênio (Marcello Novaes) logo sairá de casa para buscar a polícia, e Úrsula vai sugerir a Joaquim que eles dois fujam.
O crápula pedirá que ela conte tudo o que aconteceu e se revoltará: “A culpa de toda a desgraça da minha vida é sua, Úrsula! Você é um demônio, uma diaba de saias! Meu consolo é que ainda vai pagar por tudo isso no inferno!”.
A máscara da ex-governanta cairá: “Vamos pagar, meu querido, nós dois: porque nunca te obriguei a nada”. A essa altura, ela terá roubado o recém-nascido de Heloísa para colocar no lugar do filho que inventou que esperava.
Joaquim pegará o neném no moisés. “O que está fazendo?”, perguntará a megera, assustada. “O que é certo, uma vez na vida”. O ex-marido de Isadora (Larissa Manoela) irá à casa da costureira.
“Seu sofrimento é que acabou. Foi mesmo a Úrsula que roubou seu filho. Trouxe ele volta”, dirá Joaquim, entregando o bebê à verdadeira mãe.