Pesquisar
Close this search box.
Mato Grosso do Sul, 14 de julho de 2024
Campo Grande/MS
Fuente de datos meteorológicos: clima en Campo Grande a 30 días

Anvisa proíbe uso de fenol em procedimentos de saúde e estéticos 22 dias após morte de jovem

“Até a presente data, não foram apresentados à Agência estudos que comprovem a eficácia e segurança do produto fenol para uso em tais procedimentos”, diz a nota
Peeling de fenol só deve ser feito com especialista.  (Divulgação/SAÚDE é Vital)
Peeling de fenol só deve ser feito com especialista.  (Divulgação/SAÚDE é Vital)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta terça-feira, 25, uma resolução que proíbe a importação, fabricação, manipulação, comercialização, propaganda e uso de produtos à base de fenol em procedimentos de saúde em geral ou estéticos. 

De acordo com a Agência, a medida cautelar tem o objetivo de zelar pela saúde e integridade física da população brasileira. O fenol é uma substância química cáustica, utilizada por dermatologistas em peelings químicos profundos para tratar rugas, manchas na pele e cicatrizes.

“Até a presente data, não foram apresentados à Agência estudos que comprovem a eficácia e segurança do produto fenol para uso em tais procedimentos”, diz a nota.

 A determinação ficará vigente enquanto são conduzidas as investigações sobre os potenciais danos associados ao uso da substância química, que vem sendo utilizada em diversos procedimentos estéticos.

Esteticista que aplicou peeling de fenol em empresário afirma que aprendeu técnica online

Morte de jovem 

No início deste mês de junho, um homem de 27 anos morreu depois de fazer um procedimento estético com a técnica chamada “peeling de fenol” no rosto em uma clínica da zona sul de São Paulo. O estúdio pertence à influencer Natalia Becker, responsável por aplicar o produto no rapaz.

Na ocasião, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) emitiu uma nota técnica alertando sobre o tratamento e disse que o peeling de  fenol “é um procedimento estético que demanda extrema cautela, considerando sua natureza invasiva e agressiva, indicado apenas para tratar casos de envelhecimento facial severo”.

Suas preferências de cookies

Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.