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Mato Grosso do Sul, 22 de abril de 2024
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Cinco passos cruciais para melhorar sua saúde em 2024

A psicóloga Vanessa Gebrim traz estratégias práticas de como alcançar o equilíbrio mental na vida e atingir planos e metas de forma eficaz em 2024

A sobrecarga mental é uma realidade que impacta significativamente vidas e as rotinas diárias de muitas pessoas. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 10% da população mundial sofre com transtornos mentais, o que corresponderia, aproximadamente, a 720 milhões de pessoas. A era da digitalização é encarada como uma das principais responsáveis pelo fenômeno da intoxicação mental que acarreta a uma vida mentalmente abalada.

Vale lembrar que a OMS também aponta o Brasil como destaque para esse problema, que lidera atualmente o ranking de ansiedade e depressão na América Latina, com quase 19 milhões de pessoas com essas condições. 

Para a psicóloga Va nessa Gebrim, especialista em  Psicologia pela PUC de SP, não conseguir fazer a gestão do estresse diário é a principal ação responsável por sobrecarregar a mente. “É o que acontece quando há muitas tarefas para serem entregues, excesso de compromissos, jornadas muito longas e problemas recorrentes. Pessoas submetidas a essas pressões e cobranças podem desenvolver a Síndrome de Burnout”, comenta.

A mente exausta também é terreno fértil para uma série de complicações, manifestando-se fisicamente com fadiga, alterações de peso, dores de cabeça e estômago, além de comprometer a imunidade e induzir à insônia. “Em paralelo, uma mente cansada também pode apresentar sintomas emocionais como irritabilidade, ansiedade, depressão, estresse, desmotivação, desânimo, impaciência, entre outros”, explica Vanessa.

Consciente dessa questão, a psicóloga destaca a importância de criar expectativas realistas e coerentes, alinhadas ao projeto de vida individual. Sua abordagem destaca a necessidade do estabelecimento de metas alcançáveis como fundamentais para preservar o equilíbrio mental e físico. “Se não der certo e as coisas não acontecerem do jeito que espera, é importante encarar a frustração. E não deixe que o medo te paralise. Gerenciar a ansiedade também é importante, assim como evitar a comparação com os outros”, aconselha.

A psicóloga também lista uma série de cuidados para te auxiliar a desintoxicar a mente e iniciar 2024 com a mente leve e pronta para novos desafios. Confira:

1. Invista em autoconhecimento e cultive boas relações : “Podemos entender este termo de desintoxicar a mente  como um afastamento necessário, muitas vezes, não nos damos conta do quanto uma pessoa, um lugar ou um sentimento nos faz mal. O reconhecimento de tudo isto é possível a partir do momento em que nos propomos a praticar o autoconhecimento e a investir em nosso desenvolvimento pessoal, distanciar-se é justamente criar um tempo e um espaço entre você e as situações ruins”, entende a especialista.


2. Cuide da sua saúde física e emocional : “Relacionamentos, trabalho, e até mesmo a falta de atenção com alimentação e prática de exercícios tem o poder de destruir aos poucos, mas profundamente, nossa saúde mental, nosso ânimo, nosso humor, portanto atente-se a isso”, comenta.

3. Tenha momentos prazerosos : “Desfrute de momentos prazerosos ao se desconectar das redes sociais. Permita-se viver experiências reais, cultive instantes de prazer em sua vida, seja apreciando pequenas alegrias do dia a dia, saboreando um momento de tranquilidade ou envolvendo-se em atividades que trazem satisfação pessoal. Valorize esses momentos, pois são eles que tornam a jornada diária mais leve”, enfatiza a psicóloga.


4. Controle o estresse organizando seus compromissos : “Estruturar uma agenda irá proporcionar mais eficiência e equilíbrio à sua rotina, evitar a incidência de estresses devido a atrasos, ou imprevistos. Estabeleça prioridades e reserve momentos para autocuidado, contribuindo para um bem-estar duradouro”, aconselha.


5. Busque educar seus pensamentos : “Pratique pensamentos positivos, trabalhando a aceitação e o perdão constantemente. Nessa busca, é essencial a prática de exercícios e meditação, assim como terapia. Privilegiar seu sono e ter uma espiritualidade também é importante”, finaliza Vanessa Gebrim.

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