Pesquisar
Close this search box.
Mato Grosso do Sul, 25 de maio de 2024
Campo Grande/MS
Fuente de datos meteorológicos: clima en Campo Grande a 30 días

Delegação Olímpica do TCE-MS conhece mais sobre a saúde do coração e da mente

Para mantermos um coração saudável, em primeiro lugar a gente tem que ter ideia que o coração faz parte do organismo, e que não existe um coração saudável com um corpo doente
Fotos: Aurélio Marques
Fotos: Aurélio Marques

A delegação de atletas que vai disputar as Olimpíadas dos Tribunais de Contas (OTC) em Palmas (TO), em setembro deste ano, participou de uma programação especial voltada para os cuidados com a saúde do coração e da mente. No auditório da Escoex, os servidores atletas do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul participaram de palestras que abordaram – Cardiologia e Psicologia no Esporte.

O evento realizado na manhã de quarta-feira (15), contou com a participação de especialistas no assunto, como a psicóloga do TCE-MS, Carla Lehn, e o cardiologista e cirurgião vascular, Dr. João Jackson Duarte.

Com o tema “Haja Coração”, Carla Lehn deu início ao evento. Utilizando recursos visuais e dinâmicas em grupo, a psicóloga explicou que além da preparação física, cuidando da saúde fisiológica do coração, é imprescindível que o atleta esteja atento à saúde da mente, psicológica.

“O tema é bem propício porque são muitas emoções que envolvem uma competição, tanto na frustração por, às vezes, não conseguir o resultado tão desejado da vitória, quanto o de alegria pela conquista. E sabendo da dificuldade da competição e como essas emoções influenciam no autocontrole, começamos desde agora a trabalhar isso com os atletas do TCE que vão competir, e vamos dar continuidade até as Olimpíadas em setembro, então, até lá, ‘Haja Coração’”, explicou Carla Lehn.

Em sua explanação, o cardiologista enfatizou que o atleta que quer ter um coração saudável precisa recorrer a hábitos de cuidados com a saúde diários, visto que as doenças cardiovasculares, segundo ele, são as que mais fazem vítimas no mundo e aqui no Estado e em Campo Grande não é diferente.

“Para mantermos um coração saudável, em primeiro lugar a gente tem que ter ideia que o coração faz parte do organismo, e que não existe um coração saudável com um corpo doente. Eu sou cardiologista, mas eu não consigo ver no meu consultório um coração entrando, eu vejo um paciente entrando, e por isso avaliamos o organismo como um todo. As pessoas precisam cuidar muito mais da sua alimentação e dos seus hábitos de vida, com uma noite de sono boa, porque o sono rejuvenesce o nosso corpo, e regenera todas essas células que foram agredidas durante uma competição, por exemplo. É exatamente esse cuidado que alertamos aos servidores atletas aqui hoje”, finalizou João Jackson Duarte.

OTC

As Olimpíadas dos Tribunais de Contas de 2024 serão realizadas em Palmas, Tocantins, no mês de setembro.

Servidores atletas que integram diversos outros Tribunais de Contas do País, também já estão em preparação para as competições.

A OTC tem como objetivo promover a integração, por meio do intercâmbio desportivo entre os servidores, efetivos e comissionados, conselheiros, auditores substitutos de conselheiros, ministros, ministros substitutos, membros do Ministério Público, ativos ou inativos, e funcionários terceirizados dos Tribunais de Contas do Brasil.

Suas preferências de cookies

Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.