Erika Januza, uma das personalidades mais queridas do Carnaval carioca, se despediu recentemente do posto de Rainha de Bateria da escola de samba Viradouro. O anúncio emocionado foi feito através de um vídeo, onde a atriz compartilhou sua gratidão pela oportunidade e a tristeza de deixar um cargo que foi um sonho para ela. A decisão de sua saída, segundo Erika, partiu diretamente da própria escola de samba, que pediu o cargo, respeitando o desejo de um reinado mais curto para a atriz.
“Quando eu recebi o convite para me tornar Rainha de Bateria, os meus presidentes me disseram que não queriam uma Rainha com um reinado muito longo. Vocês devem estar imaginando o que está passando na minha cabeça agora”, disse Erika logo no início de seu vídeo de despedida, revelando o sentimento de despedida que tomava conta de seu coração.
Durante o último desfile da Viradouro, que garantiu o 4º lugar no Carnaval de 2025 com o enredo “Malunguinho – Mensageiro de Três Mundos”, Erika fez questão de deixar um recado com os seguidores. “Vocês vão acompanhar hoje o meu último desfile. A Viradouro me pediu o cargo, o cargo não é meu, eu sou só um instrumento”, afirmou, emocionada, lembrando que se sentirá saudade da escola que a acolheu com tanto carinho. “Eu fui muito feliz aqui. Eu estou triste, mas é um ciclo que se encerra”, completou.
A atriz também fez questão de agradecer a todos que fizeram parte dessa jornada: “Quero agradecer à Viradouro, à Furacão, ao Mestre Ciça, ao Marcelinho, Dudu, Alex. Queria conseguir falar o nome de todo mundo.” Ela também relembrou a emoção de viver seu último Carnaval à frente da escola: “Eles me deram a oportunidade de viver meu último Carnaval à frente da Furacão vermelho e branco. Obrigada por um dos maiores presentes que eu ganhei na minha vida.”
Erika Januza assumiu o posto de Rainha de Bateria da Viradouro em 2021 e desfilou pela primeira vez em 2022. Durante esses anos, a atriz se entregou ao cargo com muita dedicação, fazendo tudo o que podia para dar o seu melhor para a escola e seus fãs. Seu amor pelo Carnaval e a paixão pela Viradouro sempre estiveram evidentes, e ela se dedicou a representar com alegria a energia e o ritmo da bateria da escola.
A assessoria de imprensa de Erika Januza confirmou a saída da atriz do posto de Rainha de Bateria, mencionando que a Viradouro pediu o cargo no ano passado, mas permitiu que a atriz desfilasse em 2025 para sua despedida.
Em uma entrevista recente à revista Quem, Erika falou sobre sua paixão pelo Carnaval. “O Carnaval sempre foi importante na minha vida, desde que ainda morava em Minas. Desde criança minha mãe me deixava ficar na sala assistindo até de manhã, enquanto aguentava os desfiles das escolas, porque, para mim, sempre foi muito importante”, revelou a atriz, destacando a relação profunda que tem com a festa.
Erika também explicou a emoção que sente nos desfiles, principalmente no momento do “esquenta” quando entra no setor 1. “Ali é o termômetro do desfile, é o momento que a escola ainda está aquecendo, que a gente ainda pode estar relaxado, porque ainda não começou”, disse. Para ela, a sensação de ver o público vibrando é indescritível. “No setor 1 as pessoas ficam gritando e ovacionando. São pessoas que estão ali de fato para assistir a esse espetáculo que é o Carnaval. No final do desfile também me emociono quando fecham os portões, quando olho para o cronômetro e vejo que deu tudo certo”, contou, compartilhando a felicidade de um trabalho bem feito.
A saída de Erika do posto de Rainha de Bateria marca o fim de um ciclo importante para ela e para a Viradouro, mas, sem dúvida, ficará marcado na história do Carnaval. A atriz se despede com um legado de dedicação, alegria e amor à festa que, para ela, sempre será uma paixão.
#ErikaJanuza #RainhaDeBateria #Viradouro #Carnaval2025 #FuracãoVermelhoEBranco #ReinadoCurtido #AdeusRainha #CarnavalCarioca #TradiçãoDeSamba #BateriaViradouro #PaixãoPeloCarnaval #DespedidaEmocionante