Pesquisar
Close this search box.
Mato Grosso do Sul, 14 de novembro de 2024
Campo Grande/MS
Fuente de datos meteorológicos: clima en Campo Grande a 30 días

Essas coisas fazem você cheirar mal – e você nem faz ideia

Um estudo descobriu que um gene realmente afeta muito a percepção da androstenona. Algumas pessoas acham que cheira a xixi, enquanto outras percebem que cheira a baunilha ou não tem cheiro

Ninguém gosta de cheirar mal, certo? Claro, às vezes cometemos erros de higiene sem sequer perceber o que estamos fazendo, mas a maioria de nós tenta o seu melhor para permanecer fresco e limpo. Muitos de nós também estamos cientes de que a higiene pessoal básica e certos alimentos têm impacto no odor corporal e no hálito, mas há coisas bem mais complexas que isso que podem estar afetando o seu cheiro. Acontece que algumas condições de saúde, assim como emoções e até opiniões políticas, podem influenciar o nosso odor.

Estresse

O estresse faz você feder? Bem, pode. Um tipo de glândulas sudoríparas que temos em nossos corpos, chamadas glândulas apócrinas (localizadas onde os pelos do corpo crescem, por exemplo, as axilas), podem de fato contribuir para um odor intenso.

Essas glândulas ficam mais ativas quando estamos estressados, e as bactérias que interagem com o suor podem realmente produzir substâncias químicas que nos fazem cheirar mal.

Curiosamente, esse cheiro pode ter servido a um propósito em nossa evolução como espécie. Os seres humanos “podem ter evoluído para produzir esse odor durante situações estressantes como forma de afastar os predadores”, de acordo com a Men’s Health.

Diabetes

Ter uma condição como diabetes pode impactar no seu hálito. O “hálito de acetona” é causado pela cetoacidose diabética, que é quando o corpo começa a produzir ácidos no sangue chamados cetonas.

Este é um sinal de alerta bastante sério de que o corpo está começando a ficar sem insulina. Então, se você sofre de diabetes e perceber que seu hálito tem um cheiro frutado, semelhante ao de acetona, procure assistência médica imediatamente.

Suas roupas de ginástica

O tecido pode ter um impacto sobre como as bactérias podem se desenvolver e, consequentemente, fazer você cheirar quando suar. Um estudo analisou as camisetas (algumas de algodão e outras de poliéster) de 26 indivíduos após uma sessão de ciclismo, que foram incubadas por 28 horas antes de serem analisadas.

A análise descobriu que as camisetas feitas de poliéster permitiam a proliferação de mais bactérias produtoras de odor quando comparadas às peças de algodão e “cheiravam significativamente menos agradável e mais intenso”.

Carne

Comer muita carne também pode ter um impacto na maneira como você cheira. O odor corporal de dois grupos de controle de homens (onde um comeu carne e o outro não) foi analisado por um grupo de mulheres. Os não comedores de carne foram classificados como “significativamente mais atraentes, mais agradáveis e menos intensos”.

Em 2017, outro estudo realizado pela Evolution and Human Behavior teve resultados semelhantes. “As mulheres basicamente descobriram que os homens que comiam mais vegetais cheiravam melhor”, disse o autor do estudo, Ian Stephan.

Verduras crucíferas

Brócolis, couve-flor e repolho também podem afetar seu odor. Esses vegetais também têm elementos químicos contendo enxofre que são liberados através dos seus poros.

Os vegetais crucíferos são muito ricos nutricionalmente, portanto, eliminá-los de sua dieta pode não ser uma boa ideia. Pré-fervê-los em água salgada antes de cozinhá-los pode ajudar a neutralizar os químicos que causam o mau cheiro.

Apneia do sono

A apneia do sono é essencialmente quando você para de respirar quando dorme. Além de afetar a qualidade do sono, a condição também pode causar mau hálito matinal.

Isso ocorre porque é mais provável que você respire pela boca, o que, consequentemente, facilita a criação de bactérias causadoras de halitose.

Suas visões políticas

Um estudo que incluiu dois grupos de controle, cada um com crenças liberais ou conservadoras, descobriu que as pessoas classificaram o odor corporal daqueles com as mesmas visões políticas como mais atraente.

Uma pessoa descreveu o odor de alguém com as mesmas opiniões políticas como “o melhor perfume”, enquanto outra descreveu o cheiro de uma pessoa com crenças políticas opostas como “rançoso”.

Comidas picantes

As pimentas contêm capsaicina, que é um químico que realmente faz você se sentir quente. O culpado, porém, é geralmente o alho e a cebola usados nesses pratos.

Alho e cebola

O alho e a cebola liberam compostos químicos semelhantes ao enxofre quando digeridos, que serão liberados pelos poros da sua pele e pela respiração.

Bafo de alho

Aparentemente, existe uma maneira de neutralizar o hálito de alho. Você pode fazer isso comendo maçãs cruas. Hortelã e alface também podem ajudar.

Tricomicose

Esta é uma infecção bacteriana que geralmente afeta as axilas e outras áreas onde os pelos do corpo crescem, como a virilha. Essa condição geralmente é indolor, mas pode produzir suor e, de fato, um odor forte.

Normalmente, o tratamento inclui manter a área limpa e seca, raspar os pelos (que estão sendo destruídos pelas bactérias) e usar cremes antibióticos tópicos (às vezes também são necessários remédios orais).

Cera de ouvido

Sim, cera de ouvido excessiva pode cheirar mal, embora um odor fétido seja geralmente um sinal de obstrução ou mesmo de uma infecção ambos os problemas podem ser tratados.

Outro possível culpado é o colesteatoma, que é um crescimento benigno da pele que geralmente aparece atrás do tímpano e pode causar cera de ouvido fedorenta.

Trimetilaminúria (TMAU)

Este raro distúrbio genético pode realmente fazer você cheirar a peixe. Isso ocorre porque as pessoas que sofrem dessa condição são incapazes de digerir completamente certos alimentos, e isso leva ao acúmulo de certos químicos.

O tratamento para essa condição, também conhecida como “síndrome do odor de peixe”, inclui evitar certos alimentos e até tomar antibióticos para combater as bactérias como forma de impedir que elas produzam os químicos causadores do cheiro.

Medo

Todos nós já ouvimos que as pessoas “podem sentir o cheiro do medo”, e acontece que você pode sim! Um estudo analisou amostras de odor de dois grupos de mulheres, que assistiram a um filme de terror ou a um filme neutro.

As amostras das que assistiram ao filme de terror foram classificadas como mais “agressivas”, intensas e menos agradáveis, em geral, quando comparadas às amostras de odor das mulheres que assistiram ao filme neutro.

Acredita-se que o hormônio que liberamos quando estamos sob estresse, o cortisol, tenha um impacto nisso, mas uma correlação direta não foi confirmada. De acordo com o estudo, “um hipotético feromônio de medo poderia ter outras origens”.

A culpa é de quem sente o cheiro?

E se o cheiro for realmente algo que apenas a pessoa que está cheirando detecta? Um produto químico chamado androstenona, que está presente no suor masculino, na verdade não tem o mesmo cheiro para todos.

Um estudo descobriu que um gene realmente afeta muito a percepção da androstenona. Algumas pessoas acham que cheira a xixi, enquanto outras percebem que cheira a baunilha ou não tem cheiro algum.

Sua idade

Você cheira melhor à medida que envelhece. Quanto mais velhos ficamos, menos intenso fica nosso odor. Parece que o “cheiro de velho” provavelmente está relacionado a fatores externos, e não ao odor pessoal.

Suas preferências de cookies

Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.