Pesquisar
Close this search box.
Mato Grosso do Sul, 3 de março de 2024
Campo Grande/MS
Fuente de datos meteorológicos: clima en Campo Grande a 30 días

Fifa anuncia a Copa Intercontinental, nova competição de clubes; entenda formato

Novo formato coloca frente a frente o campeão da Concacaf, que vai encarar o vencedor da Conmebol Libertadores; a final será sempre contra um time da Champions League

Após reunião com o Conselho, a Fifa anunciou, neste domingo (17), a realização da Copa Intercontinental. O torneio, que segue sendo anual, vai substituir o tradicional Mundial de Clubes.

Os detalhas da nova competição foram dadas em Jeddah, na Arábia Saudita, onde decorre pela última vez a disputa no formato atual.

A principal mudança com a Copa Intercontinental diz respeito ao regulamento. A partir de 2024, a final da competição contará sempre com o clube vencedor da Champions League. Os demais clubes campeões continentais irão duelar em “playoffs”, porém com cruzamentos já pré-programados.

No caminho das equipes sul-americanas, campeãs da Libertadores, haverá sempre à espera uma equipe da Confederação da América do Norte e Caribe (Concacaf). O duelo se dará num só jogo, com mando de campo a ser definido no primeiro ano por sorteio; a seguir, a cada ano, um continente receberá o jogo.

Outras definições no formato:

  • Na primeira rodada, de forma alternada, os vencedores da Liga dos Campeões da Ásia ou da Liga dos Campeões da África jogarão em seu estádio contra os vencedores da Liga dos Campeões da Oceania. Na fase seguinte, o vencedor duela contra o campeão continental que ficou à espera, sem jogar na primeira fase;
  • Esse vencedor do chaveamento que envolve a Ásia, África e a Oceania irá enfrentar o vencedor do outro chaveamento, que envolve América do Sul e Concacaf; este jogo já acontecerá em campo neutro;
  • Por fim, a equipe que sobreviver a essa disputa vai enfrentar o campeão europeu, novamente na mesma sede com estádio neutro.

As datas para a edição inaugural da competição em 2024

  • As primeiras etapas serão agendadas pela FIFA em consulta com os clubes e as confederações;
  • O play-off acontecerá em 14 de dezembro de 2024 em local neutro;
  • A final acontecerá no dia 18 de dezembro de 2024 no mesmo local neutro.

Suas preferências de cookies

Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.