Pesquisar
Close this search box.
Mato Grosso do Sul, 15 de junho de 2024
Campo Grande/MS
Fuente de datos meteorológicos: clima en Campo Grande a 30 días

Governo decide comprar ‘todas as vacinas disponíveis’ da Pfizer e da Janssen

Eduardo Pazuello
Eduardo Pazuello

O Ministério da Saúde deve anunciar em breve a compra de doses da vacina Pfizer Contra a Covid-19. A informação foi confirmada pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, em reunião com a Confederação Nacional dos Municípios, que reúne prefeitos de todo o Brasil.

A previsão, de acordo com fontes que divulgaram a informação à revista Veja, é de que 100 milhões de doses sejam entregues ao longo do ano. As informações do Ministério, porém, apontam que ainda não há uma confirmação sobre a quantidade de doses.

O imunizante Pfizer, que até então é considerado uma das vacinas com maior eficácia, recebeu o registro de aprovação definitiva pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária no mês passado. A primeira oferta de venda para o Brasil, porém, ocorreu em agosto de 2020.

Um dos motivos para a resistência de compra pelo governo brasileiro, diz o Ministério, seriam as cláusulas que previam transferência de responsabilidade para o país caso algum problema fosse detectado com a vacina. Ainda não há informações, porém, se o Ministério da Saúde acatou à cláusula ou se a farmacêutica cedeu.

Dois fatores motivaram a retomada das negociações. Um, o andamento na Câmara do projeto de lei que permite a compra das vacinas mesmo com as cláusulas que o governo considerava abusivas. Outra, o fato de o governador de São Paulo, João Doria, ter declarado que iria comprar a vacina da Pfizer.

Doria já começou as negociações com a farmacêutica por meio de sua Secretaria Internacional, a mesma que negociou a vacina Coronavac. As conversas inclusive já começaram. O governador paulista avalia que pode ser mais um triunfo político se, além da Coronavac, ele conseguir obter também a vacina da Pfizer, renegada inicialmente pelo governo federal.

Suas preferências de cookies

Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.