Embora todo o público de “Pantanal” já saiba que o Velho do RIo não é uma entidade, e sim Joventino, personagem da primeira fase da trama, a família do peão desaparecido ainda não sabe o que de fato aconteceu na época. Nos primeiros capítulos de “Pantanal”, Joventino abandonou a vida em família e se embrenhou na mata, voltando anos depois como o Velho do Rio.
Jove conheceu o personagem durante suas andanças com Juma, e foi salvo por ele após o ataque de uma cobra. Ao questionar o velho sobre sua história, descobriu que ele na verdade é seu avô. José Leôncio, filho de Joventino, nunca descobriu o que aconteceu com o pai.
Em conversa com Tadeu, seu meio irmão, Jove vai dedurar o avô e explicar a verdadeira identidade do velho. “O velho Joventino não tá morto, ele é nosso avô. Ele nunca esteve desaparecido, ele se embrenhou por esse mato e viveu escondido por todo esse tempo”, explicou Jove.
Destino de Tadeu
José Loreto falou sobre os próximos passos de seu personagem, Tadeu, em “Pantanal”. O ator antecipou as próximas cenas da novela, que trará o peão defendendo Guta dos abusos e machismos do pai, Tenório.
Após defender Guta do pai, Tenório vai se declarar para a jovem, e os dois terão uma cena de sexo. “O que os une é algo mais caliente, o fogo que eles têm. Serão muitas cenas tórridas, uns agarrões interessantes”, afirmou José Loreto.
De acordo com o ator, o romance entre Tadeu e Guta vai abalar as estruturas familiares da jovem. “Será um embate, mas respeitoso. Os pais dele e de Guta não aprovam o romance dos dois. O Tadeu ainda vai acabar saindo de casa por causa disso”.
Maria Bruaca
A personagem de Maria Bruaca (Isabel Teixeira) em “Pantanal” ganhará um desenvolvimento totalmente contrário ao que o público acompanhou na edição original da novela em 1990. Ao descobrir que o marido, Tenório, mantém outra família em São Paulo, a dona de casa se libertará sexualmente e começará a se envolver com vários peões.
Revoltada com Tenório, Maria Bruaca irá se relacionar com Alcides (Juliano Cazarré) e Levo (Leandro Lima). Em uma mudança da trama original da Manchete, Levi terá um fetiche pelos pés de Bruaca.
A relação com Alcides será mais longa, e o peão irá desistir das investidas em Guta para ficar com Bruaca. Em uma cena que ficou marcada na edição original da novela, Bruaca chama Alcides para um banho de rio e seduz o peão tirando a roupa. O que ainda não se sabe é qual será o final de Alcides: na novela escrita por Benedito Ruy Barbosa, o peão tem os órgãos genitais mutilados por Tenório, que tenta se vingar da traição.