• Quem Somos
  • Contato
sábado, julho 2, 2022
Sem Resultado
Ver todos os Resultados
21 °c
Campo Grande
ter
qua
qui
sex
  • Home
  • Mundo
  • Política
  • Agro-Negócio
  • Polícia
  • TV e Famosos
  • Esporte
  • Outros
    • Cultura
    • Cotidiano
    • Saúde
    • Geral
  • Home
  • Mundo
  • Política
  • Agro-Negócio
  • Polícia
  • TV e Famosos
  • Esporte
  • Outros
    • Cultura
    • Cotidiano
    • Saúde
    • Geral
Sem Resultado
Ver todos os Resultados
Sem Resultado
Ver todos os Resultados
Home Agro-Negócio

Mapa prepara novo cadastro nacional para registro de agricultores familiares

O sistema substituirá, de forma gradativa, a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). A nova plataforma será integrada às bases de dados do governo federal

por pagina1news
3 de agosto de 2021
em Agro-Negócio
0
0
COMPARTILHAMENTOS
0
VISUALIZAÇÕES
Compartilhar no FacebookCompartilhar no Twitter

O Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) substituirá, de forma gradativa, a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), que identifica os agricultores familiares, qualifica as Unidades Familiares de Produção Agrária (UFPA) e suas formas associativas organizadas em pessoas jurídicas, possibilitando o acesso às políticas públicas do governo federal.

O lançamento do novo cadastro e o início da transição estão previstos para dezembro de 2021. Até que se conclua todo o processo, a DAP permanece como o instrumento de identificação dos agricultores familiares e suas organizações para fins de acesso às políticas públicas.

O período de transição ocorrerá em um prazo de dois anos e será realizado de maneira gradual. Novas inscrições serão emitidas por meio do CAF à medida que as DAPs vigentes perderem a validade, não sendo necessário que o beneficiário se antecipe ao fim da vigência de sua DAP.

O secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), César Halum, destaca a importância do CAF. “O Cadastro Nacional da Agricultura Familiar é uma das ações mais importantes desta Secretaria. Por meio dele, poderemos propiciar mais transparência e assegurar aos agricultores familiares que as políticas públicas necessárias cheguem, de forma prioritária, aos que mais precisam”.

O Mapa desenvolveu um novo sistema eletrônico para registro no CAF, com mecanismos capazes de reconhecer adequadamente a categoria de produtores rurais definida pela Lei da Agricultura Familiar e pelo Decreto 9.064/2017. Uma inovação é que a nova plataforma será integrada às bases de dados do governo federal, o que possibilitará a imediata validação das informações declaradas pelo agricultor.

As principais diferenças entre o CAF e a DAP referem-se aos requisitos exigidos para a identificação dos beneficiários, que se baseará somente na Lei 11.326/2006 e no Decreto 9.064/2017, e não mais em critérios estabelecidos pelo Manual de Crédito Rural (MCR), como, por exemplo, a limitação da renda bruta da UFPA.

Além disso, o CAF fará a identificação de todas as pessoas da unidade familiar – superando o limite atual de apenas 2 titulares – e permitirá o ingresso das prefeituras municipais na sua rede emissora, o que ampliará os pontos de atendimento ao público interessado em realizar a inscrição.

Nos próximos meses, ocorrerão ações para capacitar e qualificar a rede de emissores da DAP para emitir o registro de inscrição no CAF. Serão capacitados tanto os agentes emissores, para operacionalizar e analisar os registros, como também os servidores das Superintendências Federais de Agricultura (SFAs), para orientar potenciais beneficiários e realizar o acompanhamento e fiscalização das atividades. As capacitações serão anunciadas oportunamente no portal do Mapa.

Próxima Notícia
Ataque ao Capitólio em 06 de janeiro de 2021

Quatro policiais que enfrentaram ataque ao Capitólio dos EUA cometeram suicídio

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado

Mais de 161 milhões pessoas foram infectadas em todo o mundo

Após quase 1 mês, Brasil volta a registrar mais de 80 mil casos de Covid em 24h

1 ano Atrás

Brasil volta a registrar mais de 3 mil mortes por Covid-19 nas últimas 24h

1 ano Atrás

Conecte-se Conosco

  • Home
  • Quem Somos
  • Contato

WhatsApp: (67) 9 9640-3342

© 2021 Pagina1News – Todos os Direitos Reservados

Sem Resultado
Ver todos os Resultados
  • Home
  • Mundo
  • Política
  • Agro-Negócio
  • Polícia
  • TV e Famosos
  • Esporte
  • Outros
    • Cultura
    • Cotidiano
    • Saúde
    • Geral

© 2021 Pagina1News - Desenvolvido por Desenvolva.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist