Pesquisar
Close this search box.
Mato Grosso do Sul, 24 de abril de 2024
Campo Grande/MS
Fuente de datos meteorológicos: clima en Campo Grande a 30 días

Ministério da Fazenda estudar criação de um “Desenrola Rural”, diz Paulo Teixeira

O objetivo, segundo o ministro, é que os produtores possam renegociar suas dívidas e voltar a ter acesso ao crédito rural, já que a oferta pelo Plano Safra, segundo ele, está “muito favorável”
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, afirmou nesta segunda-feira (23/10) que a equipe econômica vai estudar a possibilidade de criar um “Desenrola Rural”, programa para a renegociação de dívidas de pequenos produtores. A demanda foi apresentada ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

“Tendo em vista o enorme sucesso do programa Desenrola para a sociedade brasileira, nós agora pedimos a ele [Haddad] se nos ajuda a desenhar um programa de ‘Desenrola Rural’ para o pequeno agricultor, tendo em vista que esse produtor às vezes tem um cheque que voltou, tem dívida com fornecedor, com crédito rural, com Estado. Se ele pode participar de programa para limpar seu nome e assim tomar um crédito agrícola e voltar a produzir”, afirmou Paulo Teixeira.

Segundo ele, o pedido foi bem aceito por Haddad. “O ministro viu com bons olhos e autorizou que sua equipe estude um programa”, acrescentou.

O ministro destacou que a medida só deve ser colocada em prática no ano que vem. “Vamos começar essa construção agora, mas creio eu que tenha que repercutir em 2024”, pontuou. O objetivo, segundo o ministro, é que os produtores possam renegociar suas dívidas e voltar a ter acesso ao crédito rural, já que a oferta pelo Plano Safra, segundo ele, está “muito favorável”.

“À disposição”

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que a plataforma do Desenrola Brasil, programa de renegociação de dívidas negativadas com desconto feita de forma totalmente digital, poderá ser utilizada para ações de apoio aos pequenos produtores endividados.

Questionado por jornalistas sobre a proposta do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para criação de um “Desenrola Rural” nesta segunda-feira (23/10), Haddad disse que colocou a plataforma à disposição da Pasta do ministro Paulo Teixeira.

“[Seria] um programa para desenrolar dívidas do pequeno produtor rural. Disse a ele [Paulo Teixeira] que a plataforma agora que pode ser utilizada para frente está sendo utilizada para dívidas que estão em renegociação, mas que a plataforma é um ativo que pode ser mobilizado para outras renegociações”, afirmou. “Coloquei à disposição do MDA para o futuro a mesma plataforma que foi construída para o atual Desenrola”, completou.

Suas preferências de cookies

Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.