O décimo primeiro mês do ano é o momento da campanha mundial Novembro Azul, que foca na importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Cerca de 90% dos homens diagnosticados precocemente com câncer de próstata podem ser curados. O vereador e médico urologista Dr.Jamal Salem reforça a importância de fazer exames preventivos para evitar a evolução da doença, que é o segundo tipo de câncer que mais mata homens, ficando atrás do câncer de pele não melanoma. No entanto, Jamal orienta que os exames, toque retal e antígeno prostático específico (PSA), devem ser feitos anualmente a partir de 50 anos para quem tem histórico familiar da doença e para determinados perfis de pacientes.
Qual a função da próstata?
A próstata é uma glândula situada na parte inferior da bexiga e logo à frente do reto, o que proporciona a sua inspeção durante o exame de toque retal. A função principal está correlacionada com a produção de secreções que fornecerão melhor vitalidade aos espermatozoides, ajudando na composição do sêmen.
O que causa o câncer?
A causa do câncer de próstata ainda é um fator em estudo. Hoje em dia existem fatores de risco correlacionados e que ajudam na prevenção e no diagnóstico precoce. Hereditariedade, ou seja, pessoas com familiares em primeiro grau com histórico de câncer de próstata, têm cerca de duas vezes mais chance de manifestar a doença. Além disso, pacientes afrodescendentes também apresentam mais chances de ter a doença, que ocorre de forma mais grave.
Quais os exames que ajudam no diagnóstico precoce?
Habitualmente os exames iniciais realizados para a detecção precoce do câncer de próstata são o exame de toque retal e a dosagem do antígeno prostático específico no sangue (PSA). O ideal é fazer o PSA antes do toque. Os exames são complementares, ambos devem ser realizados. Cerca de 20% a 23% dos pacientes com câncer de próstata podem ter níveis de PSA normais e o exame de toque retal alterado. Os resultados dessa primeira avaliação direcionam a linha diagnóstica. Recentemente, a utilização de ressonância magnética de próstata previamente à realização da biópsia de próstata demonstrou ser um aliado importante no diagnóstico da doença.
Quais os sintomas que devem ser observados?
Isso é extremamente importante de salientar e reforça a necessidade de exames de rotina para a detecção precoce. Cerca de 90% dos pacientes diagnosticados precocemente com câncer de próstata podem ser curados. Interessantemente, a vasta maioria não apresenta sintomas correlacionados com a doença no momento do diagnóstico. Esperar ter sintomas para consultar com o especialista não é uma atitude correta, pois os sintomas relacionados ao câncer de próstata normalmente indicam uma doença mais avançada e com chances de cura consideravelmente menores.
Novembro Azul
No mês que foca a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o vereador Jamal percorreu bairros e vilas de Campo Grande participando de palestras preventivas, atendimentos, encaminhamentos para exames complementares e exames de Ultrasonografia.
Durante o mês de Novembro Jamal e sua equipe levaram atendimentos em 29 unidades de saúde de Campo Grande, várias entidades beneficentes, empresas e tambem nos presídios da Capital (Gameleira, Máxima e Federal) beneficiando não só os apenados bem como funcionários dos complexos prisionais. Ainda nessa jornada visitou mais de 12 municipios do interior atendendo convites de amigos e autoridades locais.
Para garantir maior agilidade entre médico e paciente, foi criado um canal interativo pelo (WhatsApp 99881-1567) objetivando dar maior celeridade aos diagnósticos do resultado dos exames prescritos.
Durante entrevista Jamal disse estar feliz com os resultados de suas ações juntamente com sua assessoria, e voltou a afirmar que, se faz necessário quebrar tabus e preconceitos em relação aos exames de próstata.
Já para o mês de Dezembro estão agendados atendimentos em 22 unidades saúde e 6 municípios de Mato Grosso do Sul.