Crescentes focos de incêndio no Pantanal e os impactos que acarretam diretamente os corumbaenses, o pré-candidato à prefeitura de Corumbá Luiz Antônio Pardal (PP) destaca a urgência de ações e políticas para proteger o bioma e não afetar a qualidade de vida da população. A atual situação de desolação no Pantanal atinge negativamente o turismo e a saúde da população devido à poluição do ar, mas também alerta de forma crucial sobre o futuro ambiental da região.
“É lamentável e preocupante o avanço dos focos de incêndio que acabaram provocando o bloqueio da BR-262. Este é um momento desafiador, visto que nunca enfrentamos uma queimada de tal magnitude. Devemos compreender que esse é um alerta para o futuro. Além da preocupação com nosso bioma e nossos animais, preocupa-me a qualidade de vida nossa e de nossos filhos”, afirmou Pardal.
Nas últimas 48 horas, mais de 100 mil hectares do Pantanal foram consumidos pelo fogo, totalizando 8,7% do bioma, que já ultrapassa 1,3 milhão de hectares atingidos pelas queimadas desde o início de 2024. Com as imagens do céu avermelhado pelo fogo, da fumaça cobrindo o horizonte, das chamas invadindo a BR-262 e dos filhotes de onça carbonizados espalhando-se nas redes sociais, a dimensão da tragédia torna-se cada vez mais evidente.
Pardal ressaltou que o Pantanal enfrenta atualmente uma das piores secas dos últimos 70 anos, resultado das mudanças climáticas, reforçando a urgência de políticas públicas para a preservação ambiental.
“No nosso plano de governo estão previstas ações de prevenções de incêndios florestais no município. Mas não há como se pensar no futuro sem a conscientização de todos desde agora”, frisou Pardal.
Desde o agravamento das queimadas no Pantanal há três meses, uma força-tarefa composta por brigadistas dos governos federal e estadual atua na região, reunindo mais de 233 agentes envolvidos nesse esforço coletivo de combate às chamas e proteção do bioma.