Enquanto vivemos em pandemia, o turismo de isolamento surge como alternativa segura para o descanso, o home office e momentos calmantes em família. Movimentos em prol de um distanciamento social seguro, da reconexão com a natureza e de períodos mais espaçados longe do celular encontram morada em casas pé na areia, cabanas na floresta e hotéis instalados no campo. Destinos assim estão nos arredores de estados como o Piauí, Alagoas, Minas Gerais e São Paulo, locais de exuberante natureza e muita história cultural para contar. Aliás, se a intenção for trabalhar vislumbrando outros cenários, fique despreocupado: todas as casas possuem wi-fi! Boa viagem!
INTERIOR
Joanópolis (SP)
Com quase 14 mil habitantes e distante 120 quilômetros da capital, a cidade tem a mata atlântica preservada como atrativo e proporciona contato direto com cachoeiras e picos ideais para o ecoturismo. Exemplo disso é o Altar: Prainha, casa minimalista e acolhedora ao pé da Mantiqueira, que faz parte de um projeto de casas autossuficientes. Prainha com água doce privativa, quase inteira de vidro, equipada com telão digno de cinema, projetor e móveis assinados por artistas contemporâneos. Garantindo isolamento total, o local acomoda até três hóspedes e está próximo de sua irmã mais velha, o Altar: Flutuante, casa na represa de Joanópolis, que possui sistema de energia solar, tratamento próprio de resíduos e foi construída com madeira de reflorestamento. Por lá, é possível fazer passeios de barco, a pé ou a cavalo. Ambas as acomodações podem ser alugadas via Airbnb.
Extrema (MG)
Localizada ao sul do estado, à beira da Rodovia Fernão Dias, a cidade tem cerca de 35 mil habitantes. O visitante se depara com cenários torneados pela Mata Atlântica, com cachoeiras, nascentes, montanhas e vales, locais que facilitam a prática de esportes radicais. É nesse ambiente que se encontra a Casa Vista, espaço privativo com 10 mil m², que hospeda até quatro pessoas em contato com a natureza, a arte e o design – um local 100% pensado por artistas, onde a casa, a cama, a cadeira, a pia e as instalações pelo terreno são obras de arte. Um verdadeiro refúgio Há cozinha, piscina particular e um lago natural com vista para as montanhas, tudo para se isolar com tranquilidade. A casa pode ser alugada por meio do Airbnb.
Mairiporã (SP)
É em uma área ainda preservada pela Mata Atlântica que está o Unique Garden Hotel & Spa. Após a reabertura no ano passado, passou a receber mais famílias em seus 28 quartos aconchegantes e a oferecer ainda mais tranquilidade e segurança, com a possibilidade, por exemplo, de realizar as refeições no quarto, favorecendo, assim, o cuidado e o isolamento. Tem horta sustentável, que abastece o restaurante e que prepara uma gastronomia de viés mediterrâneo, repleta de aromas e sabores deliciosos. Tem spa e é pet friendly!
CAMPO
São Luís do Paraitinga (SP)
Debruçada entre Taubaté e Ubatuba, no meio da Serra do Mar, a pequena cidade é formada por um rico patrimônio de casarões dos séculos XVIII e XIX. A natureza destaca-se no entorno e favorece trilhas e cachoeiras, atraindo aventureiros de esportes radicais. Assim, em busca de oferecer uma experiência de isolamento total, a Fazenda Catuçaba não oferece aos seus hóspedes televisão nem internet nos quartos, por exemplo. A propriedade, uma antiga fazenda de café, tem cerca de 7km² e abriga três vilas ao redor do casarão. São 7 quartos que recebem até três pessoas, e 2 suítes com lareira e banheira de pedra preta, material que ajuda a abrir os poros, eliminando as toxinas. Já para famílias com crianças pequenas a Casa da Cachoeira é ideal, com muita privacidade que se dá pelos dois quartos e um banheiro ao lado de uma incrível cachoeira. Já a Casa do Lago é uma das mais concorridas, uma construção de 1840, distante das outras áreas da fazenda, e oferece uma real imersão na natureza local.
Ibitipoca (MG)
A região ao redor do Parque Estadual do Ibitipoca é uma joia rara de Minas Gerais. Cachoeiras, grutas e picos formam um dos mais belos cenários naturais do Brasil. Para aqueles que não abrem mão de uma experiência imersiva e exclusiva, a Comuna do Ibitipoca é um paraíso. Com apenas oito quartos, o hotel fazenda fica em uma casa de engenho de 1715, restaurada e transformada em um charmoso hotel, localizado em um espaço de 6 mil hectares (ou cerca de 60 quilômetros) de ponta a ponta. Construído no entorno do parque estadual, a Comuna é um projeto ambiental com proposta de sustentabilidade, responsabilidade social e vida no campo.
Rio das Flores (RJ)
Com apenas 10 mil habitantes, o município do interior tem na calmaria e nos seus cenários de época o chamariz de seu turismo. Cerca de 164 quilômetros da capital do estado, é ali que fica a Fazenda União, hotel-fazenda em um casarão de 1836, que mantém as linhas arquitetônicas da colonização portuguesa. São apenas 24 apartamentos, sendo 10 na sede com móveis de época, 6 na antiga senzala e o casarios ao longo do lago. O hotel se destaca pela gastronomia apurada e pela imersão na cultura do Brasil Império. Boa pedida para se isolar em tempos inconstantes!
PRAIA
Barra Grande (PI)
Afastada das grandes cidades e isolada por si só, a vila de Barra Grande, pertencente ao município de Cajueiro da Praia, no Piauí, é uma dessas praias que todos deveriam de visitar um dia. Conhecida pela prática de kitesurf, a vila litorânea possui mar calmo, águas quentes, e toda uma biodiversidade representada pela sua rica fauna e flora que conecta qualquer um à natureza. No meio dessa tranquilidade natural, fica a Quinta da Barrinha, casa de aluguel a 2 km de Barra Grande. Metade praia, metade fazenda, a instalação fica num terreno de 5 mil m² de frente para a Lagoa do Santana, braço de mar com areia branca e água salgada que enche com a maré. Com um staff reduzido, a casa soma 5 suítes para até 11 pessoas. Não muito longe dali, no mesmo vilarejo, está a Casa Rio da Barra Piauí. O local faz parte do projeto Chão Piauí, responsável por reunir casas particulares construídas com o lema da sustentabilidade e da preservação da cultura local, boa pedida para mergulhar na tranquilidade típica e se isolar em um destino digno de suspiros.
Praia de Japaratinga (AL)
Vizinha de Maragogi, onde piscinas naturais formam-se em meio às águas cristalinas do mar, já dá para ter uma ideia do que encontrar por ali. Coqueiros verdes, águas para se esbaldar e uma brisa que traz tranquilidade são elementos que te farão curtir momentos de calmaria, ambiente ideal para cumprir dias de isolamento com a família. Em meio a este paraíso está a Casa Aratú, casa de aluguel de frente para o mar com quatro quartos que acomodam até 13 pessoas. A instalação ainda possui duas casinhas de apoio na areia e parceria com mercadinho local, delivery, jangadeiros, e chefs, tudo para deixar sua estadia mais personalizada. As reservas podem ser feitas via sites de aluguel de casas.
FLORESTA
Amazônia: A duas horas e meia de carro de Manaus está o município de Novo Airão, onde fica o Parque Nacional de Anavilhanas, segundo maior arquipélago fluvial do mundo com estrutura de turismo de forma sustentável e consciente. Lugar espetacular para fazer incursões pela floresta, é lá, às margens do Rio Negro, que “mora” o hotel Mirante do Gavião. Totalmente integrado à natureza, é destino incrível para quem deseja conhecer a tão exuberante Amazônia. São 12 suítes em forma de barco invertido que lembram casas na árvore, com passarelas suspensas para viabilizar o manejo sustentável do solo. Os quartos são equipados com ar-condicionado, frigobar, cama king size, ampla varanda com rede e algumas com ofurô. O chuveiro é a céu aberto, com um biombo de madeira. O espaço total é amplo, com escrivaninha e salinha integrada.
GLAMPING
Pernambuco: Que tal uma experiência de isolamento outdoor e nômade? Esta é a ideia da Casa Concha, um trailer adaptado que tem percorrido destinos dentro do estado. Concebido por Jeremy e Rebecca Mitchell, o casal notou que ao longo de 2020 as pessoas desejavam passar cada vez mais tempo em lugares abertos, mas sempre de olho na segurança do isolamento. A casa itinerante está instalada até o início de abril em uma propriedade próxima da Praia do Gravatá, no município de São José da Coroa Grande, cerca de 114 km de Recife. Vale a pena ficar de olho nos próximos passos da casa.