• Quem Somos
  • Contato
sábado, maio 28, 2022
Sem Resultado
Ver todos os Resultados
21 °c
Campo Grande
ter
qua
qui
sex
  • Home
  • Mundo
  • Política
  • Agro-Negócio
  • Polícia
  • TV e Famosos
  • Esporte
  • Outros
    • Cultura
    • Cotidiano
    • Saúde
    • Geral
  • Home
  • Mundo
  • Política
  • Agro-Negócio
  • Polícia
  • TV e Famosos
  • Esporte
  • Outros
    • Cultura
    • Cotidiano
    • Saúde
    • Geral
Sem Resultado
Ver todos os Resultados
Sem Resultado
Ver todos os Resultados
Home Educação

Sem abordar pandemia, MEC gasta R$ 1,6 milhão em publicidade até maio

por pagina1news
21 de julho de 2021
em Educação
0
Milton Ribeiro, ministro da Educação - 
Foto: Isac Nóbrega/PR

Milton Ribeiro, ministro da Educação - Foto: Isac Nóbrega/PR

0
COMPARTILHAMENTOS
0
VISUALIZAÇÕES
Compartilhar no FacebookCompartilhar no Twitter

De janeiro a maio deste ano, o MEC (Ministério da Educação) gastou mais de R$ 1,6 milhão com campanhas publicitárias. Entre os temas abordados, nenhum trata do retorno presencial das aulas nem dos desafios ou soluções para a educação durante a pandemia do coronavírus, segundo os dados obtidos  via Lei de Acesso à Informação.

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, no entanto, tem defendido a volta às escolas. Ontem, ele fez um pronunciamento na TV sobre isso. Na semana passada, por exemplo, disse ter passado “vergonha na Itália” porque todos os países, “até a África do Sul, que é um país muito semelhante ao nosso”, já haviam retornado às aulas.

Procurada, a pasta disse que usa campanhas feitas no ano passado sobre o ensino presencial, por isso não há gasto em 2021.

Com o que se gastou?

Nas propagandas até maio, o MEC usou mais de R$ 845 mil com produção e mídia para divulgar as alterações do Novo Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação). As mudanças no fundo, como a ampliação dos recursos federais, entraram em vigor neste ano.

Segundo especialistas, não houve o mesmo esforço para corrigir os erros nas transferências do fundo nos primeiros meses do ano. De acordo com reportagem da Folha de S. Paulo, o governo errou o repasse em 1,6 milhão de matrículas e não explicou até o momento quais nem quantos foram os municípios afetados.

Além do Fundeb, a pasta investiu em divulgar o Curso ABC, de formação para professores de alfabetização, as inscrições do Sisu (Sistema de Seleção Unificado) e uma plataforma de gestão escolar, além de ter feito campanha para incentivar os diretores a preencherem os dados do Censo Escolar e uma outra focada nas inscrições de isenção do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2021.

“O MEC bate na tecla de que as escolas precisam abrir, mas nem fez campanhas consolidadas para explicar para as famílias porque as escolas precisam abrir, o que aconteceu durante o último ano nas escolas e a importância de manter os estudos mesmo no ensino remoto”, diz Catarina de Almeida Santos, professora da UnB (Universidade de Brasília) e dirigente da Campanha Nacional pelo Direito à Educação.

Para Fernando Cássio, pesquisador e professor de políticas educacionais na UFABC (Universidade Federal do ABC), era “esperado” que o MEC não tivesse propagandas relacionadas ao ensino durante a pandemia. “As ações de comunicação precisam ter uma política pública e o ministério não desenvolveu política pública no último ano.” No ano passado, o MEC gastou mais de R$ 11 milhões com publicidade. Os principais gastos foram com o Enem 2020 quase R$ 2,5 milhões e com o Grapho game, um aplicativo de alfabetização, com o qual gastou quase R$ 1,5 milhão.

Os programas defendidos pelo governo de Jair Bolsonaro (sem partido), como o Tempo de Aprender, o Conta pra Mim e o Grapho game, também receberam valores altos. Confira os recursos usados no ano passado e em 2021 pela pasta:

Gastos do MEC com publicidade em 2020

Enem 2020: R$ 2.444.157,69 Grapho game: R$ 1.554.625,74 Programa Conta pra Mim: R$ 1.414.051,98 Guia Segurança Alimentar: R$ 1.409.761,05 Catálogo CNCT: R$ 1.013.693,50 Master Merendeiras: R$ 620.579,35 PNEE – Ampliação das Inclusões: R$ 619.867,17 Guia de Segurança para Retorno às Aulas: R$ 513.479,79 Tempo de Aprender: R$ 486.698,60 App Clique Escola: R$ 395.424,56 Curso ABC: R$ 251.003,35 Programa Novos Caminhos: R$ 170.147,79 16ª OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas): R$ 150.023,62 Future-se: R$ 50.257,86 Inscrições do Sisu, Prouni e Fies 2020: R$ 33.696,00 ID Estudantil: R$ 5.441,05 Diploma Digital: R$ 2.484,86 Educação Conectada: R$ 2.484,86 Escola em Tempo Integral: R$ 2.484,86.

O que diz o MEC

Em nota, a pasta disse que tem utilizado campanhas pagas pelo orçamento do ano passado, “estrategicamente exibidas em períodos específicos”, para tratar o tema da educação na pandemia. “As principais peças publicitárias (filmes e spots), de ambas as campanhas, foram orçadas para um período de veiculação/utilização de 12 meses a contar da primeira veiculação”, informou.

Próxima Notícia
Foto: AFP

'Maior tempestade em mil anos' mata pelo menos 25 pessoas na China

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado

Cuidados garantem bem-estar e aumentam expectativa de vida dos jacarés - Foto: Bruno Rezende

Jacarés do Bioparque Pantanal recebem chips; marcação garante controle da saúde dos répteis

2 dias Atrás

Tresloucado, pastor xinga policiais por ser orientado a diminuir som de igreja e acaba preso

1 ano Atrás

Conecte-se Conosco

  • Home
  • Quem Somos
  • Contato

WhatsApp: (67) 9 9640-3342

© 2021 Pagina1News – Todos os Direitos Reservados

Sem Resultado
Ver todos os Resultados
  • Home
  • Mundo
  • Política
  • Agro-Negócio
  • Polícia
  • TV e Famosos
  • Esporte
  • Outros
    • Cultura
    • Cotidiano
    • Saúde
    • Geral

© 2021 Pagina1News - Desenvolvido por Desenvolva.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist