A Defesa Civil de Campo Grande emitiu um alerta para a possibilidade de chuvas intensas na capital entre 9h30 desta sexta-feira (21) e 10h de sábado (22). O aviso meteorológico foi classificado como amarelo, o que indica perigo potencial para precipitações entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos fortes, que podem atingir velocidades entre 40 e 60 km/h.
De acordo com o órgão, embora o risco de eventos graves como cortes de energia elétrica, quedas de galhos de árvores e alagamentos seja considerado baixo neste momento, o alerta poderá mudar para a classificação laranja, o que indicaria um aumento na intensidade das chuvas e das rajadas de vento.
Recomendações da Defesa Civil
Diante da possibilidade de tempestades mais severas, a Defesa Civil orienta os moradores a tomarem precauções para evitar acidentes e transtornos. Entre as principais recomendações estão:
- Evitar se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas;
- Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, que podem cair com o vento forte;
- Se possível, desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia em caso de descargas elétricas próximas;
- Ficar atento a sinais de alagamento e evitar transitar por ruas e avenidas com acúmulo de água;
- Em caso de emergência, acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Chuvas da última quinta-feira já causaram transtornos
As fortes chuvas que atingiram Campo Grande na tarde da última quinta-feira (20) provocaram uma série de transtornos na cidade. No bairro Amambaí e na Vila Carvalho, a queda de árvores sobre fios de energia elétrica deixou parte da população sem luz por algumas horas.
Em algumas regiões, como na Comunidade Cidade dos Anjos, houve alagamentos, causando prejuízos para os moradores. Trechos de vias importantes, como a Avenida das Bandeiras e a Avenida Três Barras, também foram afetados pelo grande volume de água acumulado, dificultando o trânsito.
Segundo dados do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul), choveu 41,4 mm na capital entre as 7h50 de quinta-feira e as 7h50 desta sexta-feira, volume que já trouxe impactos para a rotina da cidade.
#Temporal #ChuvasIntensas #DefesaCivil #AlertaDeChuva #RiscoDeAlagamento #Ventania #CampoGrandeMS #ClimaSevero #PrevisãoDoTempo #Segurança #TempoFechado #ChuvaNoBrasil