Pesquisar
Close this search box.
Mato Grosso do Sul, 29 de março de 2024
Campo Grande/MS
Fuente de datos meteorológicos: clima en Campo Grande a 30 días

Governo quer preparar Pazuello para enfrentar CPI da Covid, diz jornal

O ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello é um dos alvos principais da CPI - Foto:  Sérgio Lima
O ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello é um dos alvos principais da CPI - Foto: Sérgio Lima

Entre as ações determinadas está preparar o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello para responder aos questionamentos. Para isso, o governo teria criado um comitê com representantes de diversos ministérios. O Planalto estaria organizando um arsenal de documentos sobre a atuação federal no enfrentamento da pandemia para ser usado por Pazuello em seu depoimento.

A CPI da Covid investigará a conduta do governo durante a pandemia e o uso de recursos da União transferidos para Estados e municípios. A 1ª reunião está marcada para a próxima 3ª feira (27.abr). Por causa da pandemia, a comissão será semipresencial.

A principal estratégia do plano elaborado pelo governo federal é blindar o presidente Jair Bolsonaro.

Há acordo envolvendo a maioria dos integrantes da comissão para que o senador Omar Aziz (PSD-AM) comande o colegiado. O amazonense não é opositor, mas é crítico ao governo.

O acordo também envolve o nome de Renan Calheiros (MDB-AL) para ser relator. Renan foi próximo dos governos petistas e, agora, tem feito acenos ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Os 2 se apresentam como independentes –assim como outros 3 titulares da CPI. Bolsonaro tem o apoio de 4 membros e outros 2 fazem parte da oposição. Confira abaixo os titulares e suplentes da CPI.

De acordo com O Globo, o plano é desviar o foco do governo federal para a atuação de Estados e municípios.

Pazuello, ministro da Saúde que ficou mais tempo no cargo em período de pandemia, é um dos alvos principais da CPI. Por isso, o governo quer prepará-lo para as perguntas dos senadores, principalmente dos da oposição.

O ex-ministro deve se basear em documentos e dados para reforçar a narrativa de que a gestão Bolsonaro não foi omissa ao lidar com a pandemia ou com a crise do oxigênio em Manaus, em janeiro.

Segundo a reportagem, os membros do comitê de crise que auxiliará Pazuello ficam sob o comando do Ministério da Casa Civil, chefiada pelo ministro Luiz Eduardo Ramos. Participam servidores da Saúde, Defesa, Economia, do Itamaraty, Comunicações, da AGU (Advocacia Geral da União), CGU (Controladoria Geral da União) e Secretaria de Governo, entre outros.

O grupo já teria um plano de trabalho estruturado, que inclui reuniões semanais.

Também faria parte do grupo o ministro Onyx Lorenzoni, da Secretaria-Geral da Presidência. Com 5 mandatos como deputado federal, ele tem experiência em CPIs. Integrou, por exemplo, as da Petrobras, dos Maus-Tratos de Animais e dos Correios.

Além de participar da preparação de Pazuello, Lorenzoni deve assumir uma parte da articulação política na CPI.

Outra frente de atuação do governo federal é tentar minar o poder de Renan Calheiros. Para isso, o Planalto teria acionado o ex-presidente José Sarney. Eles mantêm uma relação de proximidade. A reportagem conversou com pessoas próximas aos 2, que relataram que a investida não deve ter sucesso.

Sarney não estaria disposto a se envolver em questões do Congresso e Calheiros não teria intenção de abrir mão da relatoria.

Suas preferências de cookies

Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.