Mato Grosso do Sul, 10 de maio de 2025
Campo Grande/MS
Fuente de datos meteorológicos: clima en Campo Grande a 30 días

Ministra Simone Tebet lança livro “O Voo das Borboletas”

Ela aborda o machismo que encontrou no Senado Federal e cita a atuação na CPI da Covid como exemplo típico da importância de aumentar a presença feminina em cargos públicos
Simone Tebet presenteia Lula com um exemplar de seu livro –Foto Crédito: Ícone WhatsApp
Simone Tebet presenteia Lula com um exemplar de seu livro –Foto Crédito: Ícone WhatsApp

Simone Tebet lança neste mês o livro “O Voo das Borboletas”, com prefácio da ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal. A obra da ministra do Planejamento revisita sua própria história e mira o público feminino que ela conquistou na campanha à Presidência em 2022 e na ida para o governo Lula.

Tebet fará sessões de autógrafos em São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro. Também está nos planos um evento em Mato Grosso do Sul, seu estado natal, que é citado em várias passagens da obra. Fotos da infância em Três Lagoas (MS) e de momentos marcantes também compõem o material.

A ministra quer usar o livro para se comunicar com moças e mulheres e inspirá-las para a atuação política e cidadã. Ela aborda o machismo que encontrou no Senado Federal e cita a atuação na CPI da Covid como exemplo típico da importância de aumentar a presença feminina em cargos públicos.

Sobre sua candidatura a presidente, descreve o momento como “uma caminhada de espinhos, mas também de flores” e reafirma sua convicção em participar da chamada frente democrática em torno de Lula contra Jair Bolsonaro (PL), por considerar que estava “do lado certo da história”.

O livro usa a figura da borboleta como metáfora para o renascimento e a metamorfose. Tebet fala de sua “fase crisálida”, em alusão ao estágio de casulo do inseto, e encerra a obra com uma “mensagem às ‘crisálidas’”, estimulando mulheres que sonham em transformar sua realidade e a do país.

Livro

Há três dias, Tebet registrou a entrega de um exemplar do seu livro ao presidente Lula, no Planalto. Haverá lançamento da obra em Brasília na próxima quarta (27/11).

“O livro é um convite à coragem, numa tentativa de inspirar mulheres a lutarem pelo que acreditam e não se deixarem abater diante dos obstáculos da vida. Nele, revelo minhas lutas, de vitórias e derrotas, recorrendo à metáfora do ciclo de vida das borboletas. É um convite à participação feminina nos espaços de transformação social e de poder”, escreveu Tebet nas redes sociais.

Suas preferências de cookies

Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.