Mato Grosso do Sul, 15 de maio de 2025
Campo Grande/MS
Fuente de datos meteorológicos: clima en Campo Grande a 30 días

Diretor de ‘Emilia Pérez’ chama espanhol de ‘idioma de pobres’

Outro ponto de polêmica é a ausência de atores mexicanos no elenco principal. Audiard justificou a escolha afirmando que não encontrou atrizes adequadas no México, o que aumentou a insatisfação
Com a divulgação de sua fala sobre o espanhol, as críticas se intensificaram
Com a divulgação de sua fala sobre o espanhol, as críticas se intensificaram

Depois de Karla Sofía Gascón, estrela de “Emilia Pérez”, enfrentar polêmicas, agora é a vez do diretor do filme, Jacques Audiard, causar indignação. Uma entrevista do cineasta ao site Konbini viralizou e gerou forte reação, especialmente do público hispânico. No trecho compartilhado, Audiard declarou: “o espanhol é um idioma de países modestos, de países em desenvolvimento, de pobres e migrantes”.

A fala rapidamente se espalhou nas redes e intensificou as críticas ao filme, que já enfrentava contestações. Indicado ao Oscar em 13 categorias, incluindo Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz, Emilia Pérez conta a história de Manitas, um chefe de cartel mexicano que deseja fazer a transição de gênero. Desde sua estreia no Festival de Cannes, a produção tem recebido tanto prêmios quanto críticas.

No México, país onde a trama se passa, “Emilia Pérez” foi criticado por retratar questões sensíveis de forma superficial. Acusações de estereotipação e minimização da violência dos cartéis geraram debates sobre a abordagem do filme. Outro ponto de polêmica é a ausência de atores mexicanos no elenco principal. Audiard justificou a escolha afirmando que não encontrou atrizes adequadas no México, o que aumentou a insatisfação.

Declaração de diretor de ‘Emilia Pérez’ sobre espanhol intensifica polêmica

Com a divulgação de sua fala sobre o espanhol, as críticas se intensificaram. Muitos apontaram uma postura eurocéntrica e arrogante, ignorando que o espanhol é falado por cerca de 600 milhões de pessoas. A língua é a terceira mais falada no mundo como idioma nativo e a quarta mais utilizada como segunda língua.

Curiosamente, no mesmo bate-papo, Audiard mencionou que fala espanhol. “Eu estudei espanhol na escola e, com essa oportunidade de cantar e escrever em espanhol, fiquei muito feliz. Eu adoro idiomas. Se alguém me pedir para fazer um filme em chinês, mal posso esperar para realizá-lo”, disse o diretor.

O longa acompanha Rita (Zoe Saldaña), uma advogada de um grande escritório que liberta criminosos levados à justiça. Certo dia, ela recebe uma inesperada proposta: o líder de um cartel, Manitas (Karla Sofía Gascón), a contrata para ajudá-lo a se retirar de seu negócio e realizar um plano que vem preparando secretamente há anos: tornar-se a mulher que ele sempre sonhou ser. A trama é livremente adaptada do romance ‘‘Ecoute’’, de Boris Razon. O elenco ainda conta com Selena Gomez, Adriana Paz e Edgar Ramírez.

Suas preferências de cookies

Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.