Mato Grosso do Sul, 12 de maio de 2025
Campo Grande/MS
Fuente de datos meteorológicos: clima en Campo Grande a 30 días

Ipca registra maior alta para fevereiro em 22 anos e impacta no bolso do brasileiro

Inflação acelera com aumento da energia elétrica e mensalidades escolares, pesando na renda das famílias
Foi o maior nível do IPCA para um mês de fevereiro em 22 anos
Foi o maior nível do IPCA para um mês de fevereiro em 22 anos

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (Ipca) registrou uma alta de 1,31% em fevereiro, conforme divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Ibge) nesta quarta-feira (12). Esse resultado representa um aumento significativo em relação à taxa de janeiro, que havia sido de 0,16%, e marca o maior nível de inflação para o mês de fevereiro desde 2003, quando o índice chegou a 1,62%.

A alta foi impulsionada principalmente pelo aumento expressivo de 16,80% na energia elétrica residencial, que sozinho contribuiu com 0,56 ponto percentual para o indicador geral. O fim do Bônus de Itaipu, que havia reduzido as tarifas no mês anterior, foi um dos fatores determinantes para esse reajuste.

Apesar do impacto significativo, o resultado já era esperado pelo mercado. Analistas consultados pela Lseg projetavam uma elevação de 1,3% para o período, o que demonstra que a inflação segue dentro das previsões dos especialistas.

Energia elétrica puxa a inflação para cima

O grande vilão da inflação em fevereiro foi a energia elétrica residencial. Com o reajuste tarifário, o grupo habitação teve uma forte aceleração, saindo de -3,08% em janeiro para 4,44% em fevereiro. Esse grupo sozinho respondeu pelo maior impacto no Ipca, com 0,65 ponto percentual.

Mensalidades escolares sobem e pressionam orçamento das famílias

O setor de educação também teve um peso significativo no índice de fevereiro, com uma variação de 4,70% e impacto de 0,28 ponto percentual. Esse aumento está ligado ao reajuste anual das mensalidades escolares, com destaque para os seguintes segmentos:

Ensino fundamental: +7,51% Ensino médio: +7,27% Pré-escola: +7,02%

O peso das matrículas nas escolas particulares reforça o impacto da inflação no início do ano letivo, afetando diretamente o planejamento financeiro das famílias brasileiras.

Preços dos alimentos têm alta moderada, mas ovos e café disparam

O grupo alimentação e bebidas teve uma alta de 0,70%, desacelerando em relação ao aumento de 0,96% registrado em janeiro. No entanto, alguns produtos tiveram reajustes expressivos:

Ovo de galinha: +15,39% Café moído: +10,77%

O aumento no preço dos ovos se deve às exportações aquecidas após problemas sanitários relacionados à gripe aviária nos Estados Unidos, além do crescimento da demanda com o retorno das aulas. Já a alta no café é reflexo de dificuldades na safra nacional.

Por outro lado, alguns produtos apresentaram queda nos preços, como a batata-inglesa (-4,10%), o arroz (-1,61%) e o leite longa vida (-1,04%).

Combustíveis seguem em alta e impactam transporte

O grupo transportes registrou alta de 0,61%, desacelerando em relação ao aumento de 1,30% registrado em janeiro. Apesar disso, os combustíveis continuaram subindo, pressionados pelo reajuste do ICMS. As principais variações foram:

Óleo diesel: +4,35% Etanol: +3,62% Gasolina: +2,78%

A gasolina, devido ao seu peso no cálculo do Ipca, foi o segundo maior impacto individual no indicador, contribuindo com 0,14 ponto percentual.

Inflação das famílias de menor renda também sobe

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (Inpc), que mede a inflação para famílias de menor renda, subiu 1,48% em fevereiro, após ter registrado variação nula em janeiro. Esse foi o maior aumento para o mês desde 2003 e a maior alta mensal desde março de 2022.

No acumulado do ano, o Inpc subiu 1,48%, enquanto nos últimos 12 meses a alta foi de 4,87%, acima dos 4,17% registrados anteriormente. A energia elétrica teve um impacto ainda maior nesse indicador, pois pesa mais na cesta de consumo das famílias de baixa renda.

A variação dos produtos alimentícios desacelerou de 0,99% em janeiro para 0,75% em fevereiro, enquanto os itens não alimentícios passaram de -0,33% para 1,72% no mesmo período.

A alta do Ipca em fevereiro acendeu um alerta sobre a inflação e seu impacto direto no custo de vida da população. O mercado segue acompanhando os desdobramentos e as próximas medidas que poderão ser adotadas pelo governo para conter o avanço dos preços.

#Inflação #Ipca #Economia #EnergiaElétrica #PreçosAltos #Alimentação #Combustíveis #Reajustes #MensalidadeEscolar #AumentoNoCustoDeVida #MercadoFinanceiro #Ibge

Suas preferências de cookies

Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.