A duplicação da BR-060, no trecho entre Campo Grande e Sidrolândia, um dos principais corredores logísticos do Centro-Oeste brasileiro, começa a sair do campo das reivindicações e se transforma, enfim, em um projeto técnico concreto. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) lançou oficialmente a licitação para a elaboração dos projetos básico e executivo de engenharia da obra, abrangendo a duplicação de 56,6 quilômetros da rodovia. A abertura das propostas está marcada para o dia 23 de julho, com valor de referência estipulado em R$ 6.060.121,98.
O anúncio da licitação é resultado direto de anos de articulação política intensa e consistente, liderada principalmente pelo presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado estadual Gerson Claro (PP). Desde setembro de 2019, quando promoveu uma audiência pública na Câmara Municipal de Sidrolândia para debater a precariedade da rodovia e os riscos crescentes de acidentes, Gerson Claro transformou a duplicação da BR-060 em uma das bandeiras centrais de sua atuação parlamentar.
Em fevereiro de 2024, reforçou a iniciativa ao apresentar ao DNIT uma indicação formal solicitando a realização do estudo de viabilidade técnica da duplicação, subscrita por outros quatro parlamentares estaduais. Esse esforço coletivo, capitaneado pelo deputado, criou as bases políticas necessárias para a autorização da licitação, oficializada no fim de 2024 por meio da Portaria nº 5.671, assinada pelo diretor-geral do DNIT, Fabrício de Oliveira Galvão.
“O lançamento desta licitação representa um marco importantíssimo, um avanço real para a duplicação desta rodovia estratégica. A BR-060 é o ponto inicial da Rota Bioceânica e precisa estar à altura do papel fundamental que desempenha para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul e para a integração internacional do Brasil. Esta é uma conquista de todos, fruto da união de forças políticas — do Estado, da bancada federal, do governador Eduardo Riedel e do Governo Federal”, ressaltou Gerson Claro, com entusiasmo, ao comentar a abertura do processo licitatório.
O projeto de duplicação da BR-060 vai muito além de uma obra de engenharia: trata-se de um investimento estruturante com potencial para transformar completamente a logística de transportes na região Centro-Oeste. A rodovia integra a Rota Bioceânica, o corredor internacional que ligará Mato Grosso do Sul ao Chile, viabilizando o escoamento da produção brasileira até os portos do Oceano Pacífico e aproximando os mercados do Brasil e da Ásia.
Atualmente, o trecho entre Campo Grande e Sidrolândia enfrenta sérios gargalos logísticos e elevados índices de acidentes, agravados pelo intenso fluxo de veículos pesados. A operação do Complexo Industrial da Inpasa, responsável por movimentar cerca de 800 caminhões diariamente, tornou ainda mais evidente a urgência da duplicação. Os acessos ao distrito do Capão Seco (pela MS-258) e ao frigorífico JBS, pontos críticos do trajeto, são alvos recorrentes de congestionamentos e colisões, ameaçando a segurança de motoristas e moradores locais.
O projeto executivo, objeto da licitação agora em curso, prevê uma série de intervenções que vão reconfigurar o traçado da rodovia e modernizar sua estrutura. Entre as principais obras estão a duplicação desde a rotatória da BR-262, na saída para Campo Grande; a implantação de um viaduto em frente à unidade da JBS; a construção de uma ciclovia ao longo de todo o trecho; cerca de 5 quilômetros de retornos operacionais; projetos de trevos e interseções para facilitar o acesso à estação do gasoduto, à estrada estadual da Serra da Urca (Bolicho Seco) e à MS-258 (Capão Seco); além da duplicação com pistas separadas por canteiro central até a área urbana da rodovia, na Avenida Dorvalino dos Santos.
A autorização para a condução do processo licitatório foi delegada ao superintendente regional do DNIT em Mato Grosso do Sul, Euro Nunes, responsável por assegurar a regularidade e celeridade dos trâmites administrativos. A expectativa é de que, com o projeto executivo concluído, a obra física de duplicação possa ser licitada e iniciada, consolidando definitivamente o papel da BR-060 como eixo logístico essencial para o desenvolvimento do Estado.
A duplicação da BR-060 simboliza o êxito de uma mobilização política bem articulada, que soube unir a força da Assembleia Legislativa, da bancada federal, do Governo Estadual e da sociedade civil em torno de um objetivo comum. É, sobretudo, uma vitória da persistência e da visão estratégica de lideranças como o deputado Gerson Claro, que não mediram esforços para transformar o anseio da população sul-mato-grossense em uma realidade que começa, agora, a se materializar.
A partir deste avanço, abre-se um novo capítulo na história da infraestrutura de Mato Grosso do Sul, com reflexos positivos na segurança viária, na competitividade econômica e na qualidade de vida de milhares de cidadãos que dependem diariamente desta importante rodovia.
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