Mato Grosso do Sul, 21 de junho de 2026
Campo Grande/MS: Carregando...

Sidrolândia reforça segurança no trânsito com novos semáforos após articulação do deputado Gerson Claro

Instalações atendem a critérios técnicos de segurança viária e priorizam áreas com alto risco de acidentes fatais
Imagens - Assessoria Parlamentar/Divulgação
Imagens - Assessoria Parlamentar/Divulgação

A partir de uma demanda crítica da população e após trâmites institucionais articulados junto ao governo estadual, Sidrolândia, município localizado na região central de Mato Grosso do Sul, começou a receber novos equipamentos de controle de tráfego. Os semáforos, que estão sendo instalados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS), foram viabilizados por meio de articulação do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Gerson Claro. A ação tem como objetivo atender pontos de grande fluxo urbano e histórico de sinistros.

O primeiro equipamento começou a ser implantado na última quinta-feira, 20 de junho, no cruzamento da avenida Antero Lemes com a rua João Márcio Ferreira Terra. Este ponto específico foi marcado, em outubro de 2023, por um acidente fatal que tirou a vida do jovem motoentregador Otávio Soares de Lima, de apenas 18 anos. O local apresentava ausência de sinalização semafórica e acúmulo de conflitos viários envolvendo veículos e pedestres.

A escolha das localidades para instalação dos novos semáforos seguiu critérios técnicos de segurança viária, com base em estatísticas de acidentes, análise do fluxo veicular e proximidade de serviços essenciais, como unidades de saúde. A iniciativa busca promover maior controle sobre o tráfego urbano, especialmente em cruzamentos onde o risco de colisões laterais ou atropelamentos é elevado.

Além da interseção na Antero Lemes com João Márcio, também receberão sinalização semafórica os cruzamentos da rua Tomás Cáceres com a rua Generoso Ponce, e da avenida Antero Lemes com a rua Ponta Porã, em frente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A previsão operacional é de que os três equipamentos estejam plenamente instalados e em funcionamento dentro de até 15 dias, conforme cronograma do Detran-MS.

A articulação política para viabilizar os novos dispositivos foi conduzida diretamente pelo deputado Gerson Claro junto ao governador Eduardo Riedel e à diretoria do Detran-MS. O parlamentar destaca que a pauta da segurança viária sempre esteve entre as prioridades de seu mandato.

“Esses pontos já eram objeto de reivindicações antigas da população. Infelizmente, a morte do jovem Otávio aumentou ainda mais a urgência da ação. Estamos trabalhando para antecipar soluções e evitar novas perdas humanas. Investir em mobilidade urbana é investir em cidadania e na proteção da vida”, declarou o deputado.

Sidrolândia, até o momento, contava com apenas um semáforo em funcionamento, instalado em 2018 após ampla mobilização social provocada pela morte da jovem Andressa Medeiros, atropelada na avenida Dorvalino dos Santos. O histórico de acidentes nos cruzamentos agora contemplados pela nova sinalização reforça a necessidade de medidas estruturais que integrem engenharia de tráfego, fiscalização e educação no trânsito.

Gerson Claro, que já presidiu o Detran-MS anteriormente, relembra que, durante sua gestão, foi responsável pela reestruturação da sede do órgão em Sidrolândia, com investimentos superiores a R$ 500 mil. Agora, como chefe do Legislativo Estadual, tem buscado ampliar os investimentos voltados à melhoria das condições de trânsito urbano. Entre as ações já asseguradas, destaca-se o aporte de quase R$ 18 milhões para o recapeamento de 13 quilômetros da malha viária da cidade.

“O trânsito deve ser tratado como uma questão técnica e de política pública contínua. Quando priorizamos a sinalização, estamos prevenindo acidentes, reduzindo custos hospitalares, promovendo acessibilidade e valorizando o espaço urbano. Nosso trabalho continuará firme nesse caminho”, finalizou Gerson Claro.

As instalações dos novos semáforos em Sidrolândia representam mais do que uma simples obra de infraestrutura: são uma resposta concreta às necessidades reais da população e à prevenção de tragédias futuras. A expectativa da comunidade é de que a medida represente uma nova etapa de planejamento e ordenamento urbano com foco em mobilidade segura e humanizada.

#SegurançaNoTrânsito #SidrolândiaEmDesenvolvimento #InvestimentoEmMobilidade #GersonClaroDeputadoEstadual #NovosSemáforosEmSidrolândia #PrevençãoDeAcidentes #MobilidadeUrbanaMS #DetranMSEmAção #AçõesQueSalvamVidas #TrânsitoSeguroParaTodos #EducaçãoNoTrânsito #GovernançaResponsável

Suas preferências de cookies

Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.