O Governo de Mato Grosso do Sul dá mais um passo significativo no fortalecimento da assistência à saúde em municípios e comunidades indígenas com a entrega de 28 veículos, entre ambulâncias e caminhonetes, programada para a próxima sexta-feira (5) em Campo Grande. A solenidade ocorrerá às 15h, no estacionamento do Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, marcando um investimento total de R$ 7,5 milhões destinado à ampliação da capacidade de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado.
A iniciativa integra a estratégia da Secretaria de Estado de Saúde (SES) para aprimorar a vigilância em saúde, reforçar o enfrentamento às arboviroses e expandir a assistência nos polos indígenas, com atenção especial à redução da mortalidade infantil e materna. A aquisição e distribuição dos veículos visam otimizar a mobilidade das equipes de saúde, aumentar a cobertura dos atendimentos e garantir respostas mais rápidas em situações de emergência.
Serão entregues sete caminhonetes às secretarias municipais de Saúde, num investimento de R$ 1.581.300, destinadas a fortalecer ações estratégicas em diferentes regiões do Estado. Os municípios contemplados nesta etapa incluem Corumbá, Costa Rica, Glória de Dourados, Inocência, Japorã, Jateí e Sonora. Esses veículos têm papel fundamental no transporte de equipes e materiais, permitindo que programas de controle de arboviroses, como dengue, chikungunya e zika, sejam executados de forma mais eficiente e abrangente.
Ao mesmo tempo, 21 ambulâncias tipo furgão 0km, adaptadas para suporte básico, serão entregues ao Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI/MS), em um investimento de R$ 5.953.290. As ambulâncias atenderão polos-base localizados em Amambai, Antônio João, Aquidauana, Bodoquena, Bonito, Brasilândia, Caarapó, Corumbá, Dourados, Japorã, Miranda, Paranhos, Sidrolândia e Tacuru. Esses veículos são projetados para oferecer transporte seguro e ágil a pacientes, incluindo gestantes, crianças e idosos, garantindo que casos de urgência médica recebam atendimento rápido, mesmo em regiões de difícil acesso.
Karine Cavalcante da Costa, superintendente de Atenção Primária à Saúde, destacou a importância das ambulâncias no contexto indígena. “Elas garantem o deslocamento mais rápido e seguro de pacientes e equipes. Isso amplia a resolutividade da atenção primária e contribui tanto para a redução da mortalidade materna e infantil quanto para a melhoria da resposta em situações de urgência”, afirmou.
Crhistinne Maymone, secretária-adjunta da SES, reforçou que a entrega dos veículos é resultado de planejamento estratégico e identificação das necessidades específicas das comunidades atendidas. “As caminhonetes vão apoiar as secretarias na execução de ações estratégicas, como o controle de vetores para conter as arboviroses, enquanto as ambulâncias fortalecem a estrutura do DSEI para oferecer atendimento de urgência e contribuir na redução da mortalidade infantil indígena. Estamos garantindo mais agilidade, segurança e capacidade de resposta para salvar vidas em todas as regiões do Estado”, completou.
O reforço da frota representa um avanço significativo na infraestrutura de saúde pública em Mato Grosso do Sul, permitindo que os municípios e polos indígenas contem com transporte adequado para deslocamento de profissionais e pacientes, além de contribuir diretamente para políticas de prevenção, promoção da saúde e respostas rápidas em situações críticas. A expectativa é que a medida amplie o alcance e a eficiência dos serviços prestados pelo SUS, consolidando o compromisso do governo estadual com a saúde e a qualidade de vida da população.
#SaúdePublica #MatoGrossoDoSul #Ambulancias #FrotaDeSaúde #ComunidadesIndigenas #UrgenciaMedica #MortalityReduction #Arboviroses #SUS #AssistenciaSocial #PolíticasPublicas #InclusaoSocial