O capítulo de 31 de novembro de “Terra e Paixão” foi eletrizante do começo ao fim e começou logo com uma encomenda mortal: Ao invés do tiro pegar em Aline (Barbara Reis), Jonatas (Paulo Lessa) se tornou herói e se jogou na frente da bala para salvar a vida da professora. Mesmo conseguindo deixar a inimiga dos La Selva com mais fogo para se vingar, ele acabou ficando entre a vida e a morte, na UTI.
Jonatas vai sobreviver e receber a visita dos seus familiares, mas vai perceber que a sua família está muito tensa, pois eles já terão recebido uma notícia terrível sobre o estado de saúde dele. Ao perceber a tensão, ele pergunta o que está acontecendo. O médico chega e ele questiona:
“Que bom que o senhor chegou, doutor. Porque o senhor não vai mentir pra mim. Tem alguma coisa acontecendo que eu não sei? Pode me falar a verdade, doutor”.
O médico é direto e diz que ele teve uma lesão na medula espinhal e que só com o tempo vai poder dizer se ele voltará a andar:
“Seu quadro era bem delicado quando você chegou ao hospital. A cirurgia foi um sucesso, mas houve um grave dano à medula espinhal. E isso pode ter consequências na sua mobilidade. Você vai ter que seguir um longo tratamento com medicação e muita fisioterapia. Mas só com o tempo vai ser possível saber o resultado”.
Perplexo com a notícia, Jonatas se espanta e entra em completo desespero:
“Então, eu não vou mais andar? E como eu vou tocar minhas terras? Ajudar meu pai? Como eu…”.
Neste momento, Aline tenta acalmar o amigo e tentar consolá-lo para o deixar mais tranquilo, porém ele se enfurece:
“Como eu vou ficar calmo, Aline? Eu aqui feito um besta, fazendo plano pro futuro. Mas a verdade é que minha vida tá acabada”.
O médico volta a falar com ele e tenta dar um pouco de esperança:
“Eu entendo a sua revolta. Mas o diagnóstico ainda não é decisivo. E mesmo que seja, você pode ter uma vida com muita qualidade. É possível viver bem… Mesmo com certas restrições”.
No final, ele acaba dizendo que a vida acabou e que não quer fazer mais nenhum tipo de tratamento.

O que mais acontece no capítulo desta quarta-feira:
Aline conta a Jussara que Jonatas corre risco de morte. Graça visita Jonatas no hospital. Aline sofre ao terminar de vez com Caio. E ele ressalta que não irá mais implorar por seu amor. Kelvin alerta Ramiro para a possibilidade de o capanga ser preso.
Agatha avisa a Hélio que Anely desconfia dos dois. Irene sugere a Antônio que eles usem a ameaça pública de Aline a seu favor. Marino diz a Lucinda que a única maneira de ficar em paz com sua consciência é prendendo Antônio. O médico avisa à família de Jonatas que o rapaz pode ficar com sequelas do atentado.
Emmy descobre o caso de Irene com Vinícius e faz registros do casal. Caio comunica a Antônio que provará que o pai mandou matar Aline.