O técnico da Seleção Brasileira Masculina, Fernando Diniz, convocou, nesta segunda-feira (6), os jogadores para a disputa das duas próximas rodadas das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. O treinador chamou, pela primeira vez, cinco jogadores: Douglas Luiz, Pepê, João Pedro, Endrick e Paulinho.
No dia 16 de novembro, a Seleção enfrenta a Colômbia, em Barranquilla, pela quinta rodada das Eliminatórias. Já o segundo confronto será contra a Argentina, no Maracanã, no Rio de Janeiro, no dia 21.
“Os jogos são difíceis. A Argentina, por si só, é a última campeã do mundo, tem um dos melhores jogadores da história e outros grandes jogadores. E a Colômbia é uma das seleções das últimas décadas que ganharam muita visibilidade no cenário mundial. (Tem) jogadores em ligas europeias com muito destaque. Jogar em Barranquilla, a gente lá é sempre muito difícil”, afirmou o treinador.
A Seleção Brasileira soma sete pontos nas Eliminatórias da Copa.
Segue a lista dos convocados por Fernando Diniz:
Goleiros:
Alisson – Liverpool (ING)
Ederson- Manchester City (ING)
Lucas Perri – Botafogo
Laterais:
Emerson – Tottenham (ING)
Renan Lodi – Olympique (FRA)
Carlos Augusto – Inter de Milão (ITA)
Zagueiros:
Bremer – Juventus (ITA)
Gabriel Magalhães – Arsenal (ING)
Marquinhos – PSG (FRA)
Nino – Fluminense
Meio-campistas:
André – Fluminense
Bruno Guimarães – Newcastle (ING)
Douglas Luiz – Aston Villa (ING)
Joelinton – Newcastle (ING)
Raphael Veiga – Palmeiras
Rodrygo – Real Madrid (ESP)
Atacantes:
Endrick – Palmeiras
Gabriel Jesus – Arsenal (ING)
Gabriel Martinelli – Arsenal (ING)
Vinicius Junior – Real Madrid (ESP)
João Pedro – Brighton (ING)
Paulinho – Atlético-MG
Pepê – Porto (POR)
Raphinha – Barcelona (ESP)
O técnico da seleção brasileira definiu assim a convocação de Endrick, revelação de 17 anos do Palmeiras, que recebe sua primeira oportunidade na seleção brasileira adulta. O jovem atacante já era esperado na lista e segundo Fernando Diniz a intenção é de integrá-lo ao elenco sem tanta pressão, com o objetivo de criar conexão. Algo que fez bem para Ronaldo e Pelé – com as devidas proporções – e pode também contribuir para a promessa brasileira que já se prepara para jogar no exterior, no Real Madrid em 2024.
Endrick é o jogador mais jovem convocado para a seleção desde Ronaldo, relacionado em 1994 também com 17 anos. É melhor acostumá-lo agora do que em momentos fundamentais; embora o atacante palmeirense já tenha mostrado maturidade em campo. Para as partidas contra Colômbia e Argentina, pelas eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo, o treinador pensa em ajustes no Brasil que falhou contra o Uruguai, no dia 17 de outubro.
Na primeira convocação sem Neymar, investiu em outros três estreantes além do Endrick: o ainda desconhecido e formado pelo Fluminense João Pedro, atualmente no Brighton; Paulinho, do Atlético-MG e Pepê do Porto, que também pode ser utilizado como lateral. Uma média de idade bem baixa dos atacantes, o que revela uma renovação e um novo perfil para se melhor adaptar ao modo de jogo autoral do Diniz. Dos atacantes, o mais experiente tem 26 anos. Outra surpresa na lista foi a convocação de apenas 3 laterais. Diniz chamou apenas quem pretende utilizar e irá adaptar outras posições caso necessário. “A coerência foi daquilo que eu acho que pode ter mais sucesso para esses dois desafios que a gente tem”, disse ele.