Finalmente o dilema de quem matou Agatha (Eliane Giardini) será resolvido em “Terra e Paixão”. A história não tem um assassino e sim três e começará a ser revelada quando Kelvin (Diego Martins) e Ramiro (Amaury Lorenzo) contam à polícia que Irene (Gloria Pires), mulher de Antônio (Tony Ramos), foi a responsável pelos disparos fatais. Uma cena inédita mostrará Irene e Ramiro ( Amaury Lorenzo) na mansão, encontrando Agatha em seus últimos momentos.
Momento crítico e confissão
Agatha, em agonia, implorará por ajuda: “Me ajuda…. Aaaai! Me ajuda!!!”. Diante da situação, Irene ordenará a Ramiro que atire, mas diante da hesitação dele, ela mesma tomará a arma e disparará: “Não? Dá aqui essa arma!”, culminando no trágico destino de Agatha.
Desdobramentos da investigação
Além da revelação do crime de Irene, Marino (Leandro Lima) fará outras descobertas importantes. Ele armará uma cilada para Angelina (Inez Viana), que admitirá ter envenenado Agatha. A empregada revelará que foi Antônio quem empurrou a vítima da escada, quando esta tentava buscar um antídoto para o veneno. A confissão de Angelina explica por que Ramiro e Irene encontraram Agatha já em grave estado.
Terça – 02 de Janeiro
Ramiro é levado para o hospital. Angelina reage às ofensas de Irene, e é demitida por Antônio. Ramiro revela a Caio o local do cativeiro de Aline. Petra fica furiosa quando Hélio lhe pergunta se foi ela quem matou Agatha. Hélio diz a Lucinda que desconfia de que Petra saiba quem matou Agatha. Irene se recorda do dia em que chegou à casa de Antônio com Ramiro. Kelvin enfrenta Irene. Há uma troca de tiros entre a polícia e os peões de Antônio, e Caio se desespera pela segurança de Aline e Teresinha.
Quarta – 03 de Janeiro
Marino consegue render os peões e resgatar Aline e Teresinha.Lucinda considera precipitado o noivado de Anely com Natercinho. Petra afirma para Luigi que não matou Agatha. Silvério avisa a Antônio que a situação do cliente é complicada. Marino dá voz de prisão a Antônio e faz questão de algemar o produtor rural. Anely diz a Luana que desconfia de que Berenice tenha contado a Antônio sobre o paradeiro de Aline. Enzo confessa a Berenice que perdeu o interesse por ela. Caio observa Aline dormir.
Quinta – 04 de Janeiro
Antônio fica intimidado quando um dos presos o enfrenta na cela. Luana conta a Kelvin sobre a traição de Berenice. Aline pede a Ramiro para denunciar todos os crimes cometidos por Antônio. Luigi e Petra assinam o divórcio. Marino recebe uma ligação anônima, informando que a arma que matou Agatha está na casa de Gentil. Kelvin demite Berenice. Caio decide, com a ajuda de Rodrigo, convocar um jornalista para fazer uma matéria sobre os crimes de Antônio. Menah e Mara ficam noivas. Marino encontra uma arma na casa de Gentil, e avisa que terá que levar o pai de Jonatas para a delegacia.
Sexta – 05 de Janeiro
Gentil jura a Marino que não tem nada a ver com a morte de Agatha. Natércio abriga Berenice. Rodrigo apresenta o jornalista Ubaldo e o fotógrafo Leal para Caio e Aline. Vinícius diz a Iraê que deseja se casar com ela. Jurecê convida Andrade e Gladys para irem até a aldeia. Aline conta sua história para Ubaldo. Marino informa a Caio que recebeu uma ordem para tirar Antônio da cadeia. Antônio é agressivo com Ubaldo ao sair da cadeia, e o jornalista aproveita para postar o vídeo na internet. Petra avisa a Antônio que Ubaldo está fazendo uma matéria contra o pai para ser exibida na TV. Antônio encomenda o assassinato de Lucinda para se vingar de Marino.
Sábado – 06 de Janeiro
A matéria contra Antônio é exibida na TV. Kelvin leva Ramiro para o Naitendei. Um grupo de apoiadores encerra a relação com Antônio e o Grupo La Selva. Antônio passa mal. Caio e Aline festejam a boa repercussão da matéria. Teresinha volta para o convento. Petra aconselha Luigi a impedir o casamento de Anely. O matador contratado por Antônio segue o carro de Marino e Lucinda. Anely se casa com Natercinho, e Petra consola Luigi. Lucinda é atingida pelo matador. Irene tenta convencer Antônio a voltar atrás na ordem dada para matarem Lucinda. O matador avisa a Antônio que o serviço foi feito.