Após se casar com Maria Santa (Duda Santos), José Inocêncio (Humberto Carrão) a leva para conhecer o Jequitibá-Rei, onde ele plantou seu facão. A moça fica tão encantada com o lugar que faz um pedido especial ao marido: ela decide passar a noite de núpcias aos pés da árvore.
“Eu quero que cê me bêje aos pés do Jequitibá onde plantô sua alma, José Inocêncio… Quero que ele abençoe pra sempre o nosso amô”, pede Santinha.
“Aqui plantei a minha vida, meu destino… E vou plantar a semente do nosso amor!”, diz o fazendeiro, que completa: “Jequitibá-Rei, esta é minha mulher, Maria Santa. A minha mulher. O amor de toda a minha vida”.
Depois que Maria Santa (Duda Santos) se torna a mulher de José Inocêncio (Humberto Carrão), ela precisa lidar com os ciúmes de Inácia (Edvana Carvalho) em “Renascer”. O início da relação das duas não é das melhores e Inácia fica incomodada com a nova ‘patroinha’, que pede para não ser chamada dessa forma.
Aos poucos, depois de muita conversa, Inácia acaba de deixando levar pelos encantos de Santinha, que quer aprender os segredos da cozinha e as duas tornam-se grandes amigas. A fé em Nossa Senhora também será algo que também vai aproximá-las.