Mato Grosso do Sul, 4 de julho de 2025
Campo Grande/MS
Fuente de datos meteorológicos: clima en Campo Grande a 30 días

Polêmicas da calvície: carecas têm mais testosterona? Boné atrapalha? Veja 10 mitos sobre os calvos

Alopecia androgenética, como também é chamada a condição, é a perda de cabelo que ocorre somente devido a fatores genéticos e hormonais, mas muitos mitos giram ao seu redor.

Um participante do reality show “Casamento às Cegas”, da Netflix, chamou a atenção dos telespectadores por nunca tirar o boné. Em um dos episódios, outra participante revela que ele é calvo. Patricik Ribeiro decidiu falar sobre o assunto ao responder perguntas no Instagram.

“Pergunta de milhões: É uma forma de preconceito debochar de uma condição genética como a calvície, sendo que quem tem não escolheu e sofre com isso? Não é como em outras condições genéticas que não se enquadram no padrão social de beleza?”, escreveu ele.

Ele também contou que a calvície é um problema que o incomoda e que o boné traz mais confiança. “Se você tem algum acessório, qualquer coisa que te faça sentir mais seguro e melhor com você mesmo, não tem por que não usar. Se tem tanta mulher que é baixinha e usa salto para se sentir mais confiante, e eu uso um boné para me sentir mais confiante, qual o problema nisso?”, questionou.

Abaixo, veja a explicação sobre 10 mitos sobre calvície e o que, de fato, contribui para a saúde capilar, de acordo com os especialistas.

  1. Raspar a cabeça faz o cabelo cair mais rápido.
  2. Lavar o cabelo diariamente pode contribuir para o processo.
  3. Sempre usar um secador facilita a calvície.
  4. Usar boné faz o cabelo cair permanentemente.
  5. Homens calvos têm mais testosterona.
  6. Mulheres nunca podem ser calvas.
  7. A calvície é transmitida geneticamente pela família da mãe.
  8. “Se ficou grisalho, não ficará calvo.”
  9. Alguns alimentos podem impedir ou prevenir a calvície.
  10. Shampoo antiqueda evita a calvície.

Antes, é importante entender que há diversos tipos de queda de cabelo, sendo que, neste texto, iremos nos concentrar na alopecia androgenética, também conhecida como calvície.

E, como explica o dermatologista Paulo Müller Ramos, especialista no tratamento de doenças dos cabelos e em transplante capilar, o ideal é procurar atendimento médico especializado para definir o diagnóstico.

“Isso é fundamental, pois os tratamentos variam muito a depender da causa”, diz.

Suas preferências de cookies

Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.