Mato Grosso do Sul, 4 de julho de 2025
Campo Grande/MS
Fuente de datos meteorológicos: clima en Campo Grande a 30 días

Beber de garrafas de plástico pode aumentar risco de diabetes, diz estudo

É a conclusão de uma investigação apresentada recentemente. Saiba mai

Recentemente, uma equipa de investigadores da Universidade Politécnica da Califórnia, nos Estados Unidos (EUA), encontrou provas diretas que ligam um ingrediente químico fundamental das garrafas de plástico a um risco mais elevado de diabetes tipo 2.

É possível que um químico, o BPA (bisphenol A), muito utilizado na produção de embalagens de plástico usadas para muitos alimentos e bebidas, tenha a capacidade de reduzir a sensibilidade à insulina, a hormona que regula o metabolismo do açúcar no organismo, explicam os investigadores, em comunicado.

Trata-se de um estudo publicado na Diabetes, uma revista científica, e “os resultados são os primeiros a fornecer provas de que a administração de BPA pode aumentar o risco de diabetes tipo 2”. 

Para chegarem a esta conclusão, os investigadores administraram, em 40 adultos saudáveis, um placebo ou cerca de 50 microgramas por quilo de peso corporal de BPA, a quantidade considerada segura pela EPA (Agência de Proteção Ambiental dos EUA). 

Quais as conclusões? Pessoas que receberam o químico tornaram-se menos reactivas à insulina após quatro dias. Resultados que “sugerem que talvez a dose segura da EPA dos EUA deva ser reconsiderada”, afirmam os cientistas. 

Suas preferências de cookies

Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.