Mato Grosso do Sul, 3 de julho de 2025
Campo Grande/MS
Fuente de datos meteorológicos: clima en Campo Grande a 30 días

O que é aneurisma de aorta, doença diagnosticada por Otaviano Costa

O tratamento do aneurisma da aorta torácica depende da gravidade do quadro do paciente e do tamanho da dilatação da aorta torácica
Otaviano Costa — Foto: Reprodução/Instagram
Otaviano Costa — Foto: Reprodução/Instagram

O ator e apresentador Otaviano Costa, de 51 anos, postou um vídeo no Instagram nesta segunda-feira (22) para contar a seus seguidores que passou por uma cirurgia no peito devido a um aneurisma de aorta. De acordo com o marido da atriz Flávia Alessandra, de 50, a condição foi detectada em um simples ecocardiograma.

Depois de uma cirurgia com duração de 7 horas, realizada no último dia 10 de julho, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, ele afirmou que está bem e mais tranquilo. “Agora é viver a vida plenamente, sem risco nenhum, só acompanhar”, explicou.

Otaviano contou que o avanço da condição colocava a vida dele em risco. “Eu estava com um aneurisma da aorta ascendente torácica, em um nível muito perigoso, que a qualquer momento, por eu não estar com nenhum sintoma externo detectável, poderia ter o rompimento da minha aorta e assim seria irreversível”, esclareceu.

O que é aneurisma da aorta torácica?

Segundo especialistas da Rede D’Or, a aorta é a principal veia do corpo humano. Ela sai do coração e passa por boa parte do torso do paciente, cruzando as áreas do tórax e do abdômen. Quando, por algum motivo, a porção da artéria aorta localizada na região do abdômen sofre uma dilatação, fica maior do que o diâmetro do restante da veia e o paciente recebe o diagnóstico de aneurisma da aorta torácica. Esse aneurisma pode causar um enfraquecimento nas paredes da artéria e, conforme o coração do paciente bate, a pressão do sangue causa um enfraquecimento que desencadeia uma ruptura da artéria aorta. Por isso, o aneurisma da aorta torácica pode trazer graves riscos à vida do paciente.

Quais as causas do aneurisma da aorta torácica?

Existem muitas causas para o aneurisma da aorta torácica. Uma das principais é a arteriosclerose. Neste caso, as paredes das veias são cobertas por placas de gordura, o que causa o enfraquecimento nas paredes das artérias, que podem desencadear o aneurisma da aorta torácica. Infecções causadas por bactérias ou fungos também podem causar o aneurisma da aorta torácica, assim como doenças genéticas ou mesmo características hereditárias do paciente.

Quais os sintomas do aneurisma da aorta torácica?

Na maioria dos casos, o aneurisma da aorta torácica não causa qualquer sintoma ao paciente, sendo que ele é descoberto somente quando o paciente faz algum exame de rotina que permite um estudo do coração, como a ecocardiograma, por exemplo. Quando o paciente apresenta sintomas de aneurisma da aorta torácica, ele pode apresentar: dor forte no peito; dor nas costas; dificuldade para respirar; dificuldade para engolir; tosse; rouquidão.

Como é o tratamento do aneurisma da aorta torácica?

O tratamento do aneurisma da aorta torácica depende da gravidade do quadro do paciente e do tamanho da dilatação da aorta torácica. Alguns casos não requerem tratamento e podem ser acompanhados apenas por meio de exames periódicos, que avaliam o progresso da doença. Nos casos em que o aneurisma da aorta torácica está muito grande, o paciente apresenta sintomas e seu tamanho aumenta progressivamente, é recomendado que ele faça um procedimento cirúrgico para corrigir os desvios da aorta torácica.

Suas preferências de cookies

Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.