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Mato Grosso do Sul, 5 de março de 2024
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Agachamento: saiba como fazer corretamente o exercício completo

A execução correta do agachamento leva ao crescimento dos músculos dos glúteos, pernas e contribui para aumentar a mobilidade e o equilíbrio
Lana Pessoa, professora do app Queima Diária mostra como executar o agachamento corretamente
Lana Pessoa, professora do app Queima Diária mostra como executar o agachamento corretamente

O agachamento é um dos exercícios mais completos para o corpo. Além de tornear os glúteos e as pernas, o movimento fortalece os músculos dos tornozelos, das costas, da lombar e trabalha o equilíbrio e a flexibilidade.

O exercício pode ser feito em qualquer lugar, com ou sem carga, mas é preciso saber executá-lo corretamente para alcançar os benefícios e evitar lesões.

Como fazer o agachamento

Em entrevista, a professora de educação física Lana Pessoa, treinadora do aplicativo Queima Diária, afirmou que o peso do próprio corpo é suficiente para produzir resultados no início. Uma boa estratégia é reproduzir o movimento com o auxílio de uma cadeira alta, sentando e levantando sem ajuda.

No momento que estiver mais confiante, o indivíduo deve passar a usar uma cadeira baixa e depois um banco. Quando estiver confortável e confiante, deve começar a fazer o agachamento sem apoio. Quanto maior a amplitude, melhores serão os resultados.

O nível de dificuldade aumenta à medida que variantes como amplitude, carga, número de repetições e agilidade na velocidade da execução são acrescentadas ao treino.

Uma estratégia para evitar os erros é praticar o agachamento sem carga em frente a uma parede.

  • Posicione os pés paralelamente em frente a parede;
  • Dê um pequeno passo para trás;
  • Apoie as duas mãos na parede;
  • Desça lentamente olhando para frente, sem fechar os joelhos nem levantar os calcanhares;
  • Mantenha a postura ereta, sem inclinar o tronco para frente.

Evite erros

Fechar os joelhos durante o agachamento, levantar os calcanhares e jogar o tronco para frente são alguns dos erros mais comuns dos alunos, segundo Lana.

Como resultado, ao invés de sentir os glúteos trabalhando, os alunos acabam se queixando de dores nas pernas após o exercício.

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