Mato Grosso do Sul, 11 de maio de 2025
Campo Grande/MS
Fuente de datos meteorológicos: clima en Campo Grande a 30 días

Anatel vai liberar sinal de internet 5G para mais 506 municípios

O sinal chegará a 4.808 municípios, onde vivem 197 milhões de pessoas, número equivalente a 92% da população do país
Atualmente, 770 cidades já têm 5G ativo na faixa 3,5GHz, com 35 milhões de usuários.
Atualmente, 770 cidades já têm 5G ativo na faixa 3,5GHz, com 35 milhões de usuários.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou nesta terça-feira (30) que vai liberar a ativação do sinal de internet 5G para mais 506 municípios. A medida ocorrerá a partir de 5 de agosto, quando as operadoras que possuem lotes na faixa de 3,5 GHz poderão solicitar o licenciamento e a ativação do sinal. 

Segundo a agência, a liberação das faixas não garante que as redes serão instaladas automaticamente nos municípios. O funcionamento do serviço depende do planejamento individual de cada operadora.

Com as novas autorizações, 19 estados passam a ter todos seus municípios liberados para o serviço de 5G. O sinal chegará a 4.808 municípios, onde vivem 197 milhões de pessoas, número equivalente a 92% da população do país. 

Conforme dados da Anatel, o sinal estará liberado nos seguintes estados:  Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins.

As operadoras de telefonia já estão atuando na ativação da tecnologia 5G em muitas cidades brasileiras. Esse processo começou pelas capitais em junho de 2022 e, desde então, avança por outras cidades brasileiras.

A tecnologia 5G opera na mesma faixa da radiofrequência que o sinal de TV transmitido para as parabólicas tradicionais, a Banda C. Quem utiliza a parabólica tradicional para ver TV precisa substituir seus equipamentos, pela nova parabólica digital e por um receptor com tecnologia apropriada para a Banda Ku.

Interferências

A Anatel alerta que o 5G pode causar interferências no sinal de TV Aberta captado por antena parabólica, sendo necessárias adaptações para manter a qualidade da imagem.

Para mais informações, os interessados podem acessar o site do Programa Siga Antenado

Suas preferências de cookies

Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.