Mato Grosso do Sul, 14 de maio de 2025
Campo Grande/MS
Fuente de datos meteorológicos: clima en Campo Grande a 30 días

Após susto com pane no “Aerolula”, presidente usará outro avião em viagem à Rússia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usará uma outra aeronave da Força Área Brasileira (FAB) em sua viagem oficial à Rússia, na próxima semana, para participar da 16ª Cúpula de Líderes dos Brics
Avião da Presidência da República é utilizado desde 2005 (Foto: Divulgação/FAB)
Avião da Presidência da República é utilizado desde 2005 (Foto: Divulgação/FAB)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usará uma outra aeronave da Força Área Brasileira (FAB) em sua viagem oficial à Rússia, na próxima semana, para participar da 16ª Cúpula de Líderes dos Brics.

O encontro está marcado para acontecer entre os dias 22 e 24 de outubro, na cidade de Kazan. O grupo dos Brics, atualmente, é formado por Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Irã, Arábia Saudita, Egito, Etiópia e Emirados Árabes.

Segundo informações do g1, o modelo de aeronave utilizado por Lula será o KC-30 da FAB. A decisão foi tomada após problemas técnicos no avião presidencial VC-1, o “Aerolula”, que apresentou falhas no motor e sofreu uma pane durante viagem ao México, há duas semanas. O piloto chegou a declarar situação de emergência a bordo.

A informação sobre a troca da aeronave para a viagem à Rússia foi publicada inicialmente pelo jornal O Globo e confirmada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom).

O modelo KC-30 é uma versão adaptada, para uso militar, do Airbus A330-200. A FAB adquiriu duas unidades do avião – uma delas tem sido utilizada na operação de repatriação dos brasileiros no Líbano.

A aeronave é maior do que o VC-1, mas considerada menos confortável. O KC-30 tem 59 metros de comprimento e capacidade para transportar até 238 passageiros.

Modelo utilizado por Lula será o KC-30 da FAB. Decisão foi tomada após problemas técnicos no avião presidencial VC-1, o “Aerolula”, que apresentou falhas no motor e sofreu uma pane durante viagem ao México

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usará uma outra aeronave da Força Área Brasileira (FAB) em sua viagem oficial à Rússia, na próxima semana, para participar da 16ª Cúpula de Líderes dos Brics.

O encontro está marcado para acontecer entre os dias 22 e 24 de outubro, na cidade de Kazan. O grupo dos Brics, atualmente, é formado por Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Irã, Arábia Saudita, Egito, Etiópia e Emirados Árabes.

Segundo informações do g1, o modelo de aeronave utilizado por Lula será o KC-30 da FAB. A decisão foi tomada após problemas técnicos no avião presidencial VC-1, o “Aerolula”, que apresentou falhas no motor e sofreu uma pane durante viagem ao México, há duas semanas. O piloto chegou a declarar situação de emergência a bordo.

A informação sobre a troca da aeronave para a viagem à Rússia foi publicada inicialmente pelo jornal O Globo e confirmada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom).

O modelo KC-30 é uma versão adaptada, para uso militar, do Airbus A330-200. A FAB adquiriu duas unidades do avião – uma delas tem sido utilizada na operação de repatriação dos brasileiros no Líbano.

A aeronave é maior do que o VC-1, mas considerada menos confortável. O KC-30 tem 59 metros de comprimento e capacidade para transportar até 238 passageiros.

De acordo com o Palácio do Planalto, Lula embarcará para a Rússia no domingo (20) e deve retornar ao Brasil na sexta-feira seguinte (25).

Pane no México

O “Aerolula” teve problemas técnicos pouco depois de decolar do Aeroporto Internacional Felipe Ángeles, perto da Cidade do México, no dia 1º de outubro.

Segundo informações da FAB, o problema foi resolvido durante o voo, mas o avião precisou dar cerca de 50 voltas, durante quase 5 horas, para gastar combustível e pousar em segurança.

Acompanhado por ministros do governo, Lula teve de voltar ao Brasil em outra aeronave. Ainda não há previsão sobre quando o VC-1 voltará a ser usado pelo presidente da República – ou mesmo se isso ocorrerá.

Uma equipe de técnicos e investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foi ao México para analisar os dados do voo.

“A investigação da ocorrência aeronáutica segue em andamento e não há prazo para conclusão, pois depende da complexidade de cada ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes”, informou a FAB.

Suas preferências de cookies

Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.