A Aston Martin revelou nesta quarta-feira o carro com o qual disputará o campeonato da Fórmula 1 em 2021. Com o verde escuro tradicional da marca e do automobilismo britânico e detalhes em rosa de um patrocinador, o modelo AMR21 será pilotado pelo tetracampeão Sebastian Vettel, que tentará reagir na carreira após uma fraca temporada na Ferrari, e pelo canadense Lance Stroll.
Até 2020, a equipe se chamava Racing Point, mas, após o dono Lawrence Stroll (pai de Lance) comprar a Aston Martin, o nome do time foi alterado a montadora inglesa teve equipe na F1 em 1959 e 1960.
Como por regulamento as equipes terão de usar os mesmos carros de 2020 com alterações aerodinâmicas, o AMR21 nada mais é do que o chassis RP20 da Racing Point do ano passado. Este modelo, por sua vez, é tido por muitos como uma cópia do W10 da Mercedes de 2019, fruto da parceria técnica entre as equipes – a Racing Point perdeu15 pontos no Mundial de Construtores e foi multada por usar o mesmo duto de freio traseiro da Mercedes.
Resta saber se a Aston Martin será chamada de Mercedes Verde nas redes sociais como a Racing Point recebeu o apelido de Mercedes Rosa devido às cores da época. Fato é que em 2020 a Racing Point foi a quarta colocada no Mundial de Construtores, com direito a uma vitória de Sergio Pérez no GP de Sakhir e uma pole position de Lance Stroll na Turquia, sob chuva.
Ainda estou com fome de vitórias, senão eu não estaria aqui. Obviamente são muitas corridas, mas, sim, vou correr para vencer. É um projeto muito emocionante, um novo começo, um novo capítulo também para mim, para o time inteiro. Estou muito ansioso, vencer de cara talvez seja ambicioso, mas definitivamente é o objetivo de todos. No passado, o time foi forte mesmo com recursos limitados, agora evidentemente as regras estão mudando um pouco – disse Vettel.