Pesquisar
Close this search box.
Mato Grosso do Sul, 3 de março de 2024
Campo Grande/MS
Fuente de datos meteorológicos: clima en Campo Grande a 30 días

Bill Gates elogia SUS e o Bolsa Família: “Resto do mundo poderia aprender com eles”

O milionário Bill Gates escreveu sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) em seu blog e ressaltou a atuação de longo prazo na Saúde brasileira
O fundador da Microsoft diz que o histórico do Brasil na saúde pública é “impressionante”
O fundador da Microsoft diz que o histórico do Brasil na saúde pública é “impressionante”

Apesar de constar na Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) que o direito à saúde deve ser universal, diversos países não possuem a estrutura brasileira para tal. O Sistema Único de Saúde (SUS) chegou a ser elogiado pelo fundador da Microsoft, Bill Gates.

“Só quando comecei a trabalhar na saúde pública é que comecei a apreciar o quão impressionante é o histórico do país nesta área e o quanto o resto do mundo poderia aprender com ele”, declarou o fundador da Microsoft.

A declaração se deu por meio do artigo Lições de Salvamento de Vidas do Brasil, em seu próprio blog, chamado Gate’s Notes, na terça-feira (12/12).

O SUS foi criado por meio da própria Constituição Federal, e garante acesso gratuito e integral à saúde para a população.

Bill Gates fala de mortalidade infantil

O programa é um dos tópicos aos quais Gates destaca as ações, principalmente focando na redução da mortalidade infantil.

“Reduziu a mortalidade materna em quase 60%, reduziu a mortalidade infantil de menores de cinco anos em 75% ultrapassando em muito as tendências globais e aumentou a esperança de vida em quase uma década. Nenhuma dessas conquistas foi acidental. Em vez disso, são o resultado de investimentos de longo prazo que o Brasil fez no seu sistema de saúde primário, com os quais outros países podem aprender e imitar”, escreveu Bill Gates.

O empresário ainda ressaltou o quantitativo do SUS, que possui poucos agentes se comparado com a totalidade da população: são, ao todo, mais de 286 mil agentes comunitários para atender pelo menos 160 milhões de pessoas.

“O sistema de saúde do Brasil não precisa ser perfeito para servir como prova do que acontece quando um país investe estrategicamente no cuidado dos mais vulneráveis: os retornos são muitas vezes de longo alcance e mudam vidas”, afirma Bill Gates.

Gates afirmou que o programa Bolsa Família tem papel importante na redução da pobreza e destacou que a transferência de renda ocorre somente se as pessoas credenciadas “cumprirem determinadas condições, incluindo vacinação para crianças e cuidados pré-natais”.

O fundador da Microsoft declarou: “O Bolsa Família é apenas um dos muitos programas sociais que o Brasil desenvolveu ao longo das últimas décadas que ajudaram a tirar quase 1/5 da população do país da pobreza”. E completou: “Mas também ajudou a ampliar o acesso e a utilização dos cuidados de saúde, dando às pessoas um incentivo para in…

Suas preferências de cookies

Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.