Mato Grosso do Sul, 26 de junho de 2026
Campo Grande/MS: Carregando...

Biometria em benefícios sociais: nova exigência será implantada de forma gradual e com garantia de segurança aos cidadãos

Governo federal esclarece dúvidas da população e reforça que beneficiários devem aguardar orientações oficiais antes de buscar atendimento nos CRAS
Bolsa Família — Foto: Lyon Santos/MDS
Bolsa Família — Foto: Lyon Santos/MDS

O anúncio da obrigatoriedade do uso da biometria para concessão, renovação e manutenção de benefícios sociais no Brasil provocou, de imediato, dúvidas e apreensões entre milhões de cidadãos que dependem de programas como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC). No entanto, o Governo Federal reforça que não há motivos para correria ou alarde. A implementação da nova exigência será feita de forma gradual, obedecendo a um cronograma específico que ainda será divulgado, com base no Decreto nº 12.561, recentemente publicado.

A medida, que promete reforçar a segurança dos dados pessoais e evitar fraudes, não exigirá nenhuma ação imediata por parte dos beneficiários. Ou seja, não é necessário comparecer aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), nem às agências da Caixa Econômica Federal neste momento. O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) destaca que todos os comunicados serão feitos com a devida antecedência, de maneira clara e acessível à população.

Atualmente, cerca de 150 milhões de brasileiros já possuem biometria registrada em alguma base oficial do governo. Essas informações poderão ser aproveitadas, segundo a regulamentação provisória. Registros já existentes na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), na base da Polícia Federal e no cadastro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) terão validade no processo, conforme diretrizes que ainda serão determinadas pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

A Secretaria de Governo Digital, vinculada ao MGI, será responsável pela estruturação e manutenção do sistema nacional de cadastros biométricos. O processo, conforme garantido pelo governo, seguirá rigorosamente os preceitos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), assegurando confidencialidade, integridade e proteção das informações pessoais dos cidadãos brasileiros. A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) também será observadora e fiscalizadora do cumprimento das diretrizes legais.

Enquanto a estrutura definitiva não estiver disponível em todas as regiões do país, o decreto prevê que, em caráter excepcional, a exigência da biometria poderá ser suspensa por ato conjunto dos ministérios envolvidos. Isso significa que, na ausência de condições técnicas adequadas, o acesso aos benefícios não será bloqueado ou prejudicado.

Para evitar boatos e desencontros de informações, o governo reitera que todas as instruções oficiais serão disponibilizadas por canais institucionais e confiáveis. Dessa forma, é fundamental que os cidadãos não procurem espontaneamente os CRAS ou qualquer outro posto de atendimento antes da divulgação oficial do calendário de convocação.

A biometria é vista pelo governo como uma solução moderna e eficiente para garantir maior precisão nos registros de beneficiários e coibir irregularidades no sistema de assistência social. Entretanto, sua implementação será conduzida com responsabilidade e respeito ao direito de acesso aos benefícios garantidos por lei.

Em tempos de digitalização e proteção de dados, a adoção da biometria representa mais do que uma medida técnica: é uma ferramenta de justiça social que visa assegurar que os recursos públicos cheguem, de fato, às famílias que realmente necessitam. A paciência da população neste processo será recompensada por um sistema mais seguro, confiável e justo.

#CadastroBiométrico #BenefícioSocial #BolsaFamília #ProteçãoDeDados #SeguridadeSocial #CRAS #BiometriaDigital #InclusãoSocial #GovernoFederal #PolíticaPública #Transparência #DireitosDoCidadão

Suas preferências de cookies

Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.