Pesquisar
Close this search box.
Mato Grosso do Sul, 16 de abril de 2024
Campo Grande/MS
Fuente de datos meteorológicos: clima en Campo Grande a 30 días

Bovinos da raça braford e hereford têm crescimento de 11% em 2023

Segundo a entidade, foram mais de 29 mil nascimentos, alta de 14% em relação a 2022, enquanto nos definitivos o número ultrapassou 18 mil, uma elevação de 6%
Hereford e Braford: as raças que lideraram o crescimento na pecuária em 2023
Hereford e Braford: as raças que lideraram o crescimento na pecuária em 2023

As raças de gado bovino hereford e braford apresentaram um crescimento de 11% nos registros no ano de 2023. Os dados foram divulgados nesta semana pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), que realizou mais de 47 mil registros de nascimento e definitivos ao longo do ano passado.

Segundo a entidade, foram mais de 29 mil nascimentos, alta de 14% em relação a 2022, enquanto nos definitivos o número ultrapassou 18 mil, uma elevação de 6%.

A associação de criadores informa que houve ampliação de registro de exemplares das duas raças em estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Maranhão.

“Os criadores estão acreditando que animais registrados, principalmente em momentos de preços mais estáveis, realmente fazem a diferença na rentabilidade dos seus negócios”, afirma o presidente da associação, Eduardo Soares.

A ABHB também informa que foram emitidos mais de 2,5 mil certificados de produtos de cruzamento no ano de 2023, o que representa um crescimento de 62% em relação ao ano anterior. O documento isenta o pagamento do ICMS na saída de qualquer estado e é atribuído aos animais que possuem padrão racial hereford ou braford.

Sobre as raças

O Braford, fruto do cruzamento controlado entre o Hereford e raças zebuínas, surge como uma resposta genética adaptada a ambientes desafiadores de produção. Em comparação com o Hereford, o Braford se destaca por sua notável resistência a condições hostis, conservando as características de carne de qualidade e a docilidade herdada de sua linhagem.

Esta raça moderna congrega uma série de atributos desejáveis, combinando fertilidade, habilidade materna, precocidade, temperamento dócil, volume e qualidade de carne do Hereford com a capacidade de adaptação aos trópicos, resistência a ectoparasitas, rusticidade e rendimento de carcaça típicos dos zebuínos. Além disso, o benefício indiscutível da heterose contribui para elevar ainda mais a qualidade de sua carne.

Os machos Braford são notáveis pela extrema fertilidade, virilidade e precocidade. Adaptam-se eficientemente às condições de reprodução a campo e são reconhecidos pela excepcional massa muscular, desempenhando uma missão fundamental na produção de bezerros. As fêmeas Braford, por sua vez, destacam-se por sua precocidade e fertilidade. Demonstram um potencial comprovado para entrar em reprodução entre 14 e 18 meses de idade, totalmente a campo. Com peso médio adulto de 450 kg, exibem excelente facilidade de parto e habilidade materna, desmamando bezerros com mais de 50% do peso materno aos 6-8 meses.

Suas preferências de cookies

Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.