Mato Grosso do Sul, 4 de junho de 2025
Campo Grande/MS
Fuente de datos meteorológicos: clima en Campo Grande a 30 días

Brasileirão: campanha Feminicídio Zero volta a campo nas próximas rodadas

Ação faz parte de uma mobilização nacional iniciada pelo Governo Federal e conta com apoio de clubes de futebol e Ambev
Jogadores do Flamengo e do Palmeiras entram em campo com a faixa "Feminicídio Zero
Jogadores do Flamengo e do Palmeiras entram em campo com a faixa "Feminicídio Zero

O enfrentamento à violência contra as mulheres, em especial ao feminicídio, será tema de diversas ações em jogos de futebol durante o Agosto Lilás – mês de promoção à conscientização sobre o tema. As iniciativas começaram neste final de semana de 10 e 11 de agosto, em partidas que acontecem no Rio de Janeiro pelo Campeonato Brasileiro, e são resultado de uma parceria entre o Ministério das Mulheres, Ambev e os clubes de futebol.

Antes das partidas entre Vasco e Fluminense de sábado, às 21h30, no Estádio Nilton Santos, e entre Flamengo e Palmeiras no domingo às 16h, no Maracanã, os jogadores entraram em campo com a faixa “Feminicídio Zero – Nenhuma violência contra a mulher será tolerada”. Também foi transmitido o vídeo da campanha no telão durante o intervalo, com frases que orientam a busca de ajuda e o acolhimento de mulheres em situação de violência. O objetivo é que a torcida e os times não se omitam diante de uma situação de violência de gênero.

“Essas ações fazem parte do processo de mudança de cultura e de comportamento da população brasileira para enfrentar a violência contra as mulheres. Nós precisamos dizer a todos os torcedores, homens e mulheres, e à toda a população, que violência contra as mulheres é intolerável e que este país não aceita”, afirma a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves.

Em 2022, uma pesquisa realizada pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública e o Instituto Avon revelou que em dias que o time da cidade joga há um aumento de 23,7% nos registros de ameaça contra mulheres. Os casos de lesão corporal crescem 20,8% e a notificação de lesão corporal alcança a marca de 25,9% de alta nos dias em que a partida do time é realizada “em casa”. Os dados foram levantados a partir dos resistores das capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Salvador.

Confira os dias e locais das próximas partidas com ações confirmadas

Fluminense x Corinthians – Dia 17/08 (sábado), às 21h – Estádio do Maracanã

Botafogo x Flamengo – Dia 18/08 (domingo), às 18h30 – Estádio Nilton Santos

Campanha

A campanha “Feminicídio Zero – Nenhuma violência contra a mulher deve ser tolerada” foi lançada na última quarta-feira (7/8) pelo Ministério das Mulheres, no dia em que a Lei Maria da Penha completou 18 anos, e contou com o apoio de artistas, influenciadores, atletas, parlamentares e ministros de Estado. As peças da campanha envolvem materiais digitais para redes sociais, vídeos, spot, além de materiais gráficos como adesivo, folder e cartaz.

Acesse aqui os materiais da campanha.

A campanha faz parte de uma mobilização nacional permanente do Ministério das Mulheres, envolvendo diversos setores no compromisso de pôr fim à violência contra as mulheres, em especial aos feminicídios, a partir de diversas frentes de atuação (comunicação ampla e popular, implementação de políticas públicas, engajamento de atores diversos). Um evento no mês de agosto em Brasília marcará a assinatura de um Manifesto pelo Feminicídio Zero, em que cada parceiro(a) se compromete a atuar de acordo com suas possibilidades de recursos, estrutura e público-alvo.

Agosto Lilás

O mês de conscientização pelo fim da violência contra as mulheres tem como objetivo dar visibilidade ao tema e ampliar a divulgação sobre os direitos das mulheres em situação de violência, além dos serviços especializados para acolhimento, orientação e denúncia.

Suas preferências de cookies

Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.