Mato Grosso do Sul, 16 de maio de 2025
Campo Grande/MS
Fuente de datos meteorológicos: clima en Campo Grande a 30 días

Cantor Gusttavo Lima na política? Pesquisa mostra rejeição e apoio divididos

Seja como for, o cantor se junta à lista de celebridades que flertaram com a política no Brasil, como Romário, Tiririca e outros
Imagem - Instagram/Reprodução
Imagem - Instagram/Reprodução

O cantor sertanejo Gusttavo Lima movimentou o cenário político ao declarar, com exclusividade ao portal Metrópoles, que tem intenção de disputar a Presidência da República. Mas, segundo pesquisa realizada pelo instituto Paraná Pesquisas, o caminho até o Palácio do Planalto pode não ser tão fácil quanto conquistar as paradas de sucesso.

Os Números da Pesquisa

O levantamento, que entrevistou 2.018 eleitores em 164 cidades brasileiras entre os dias 7 e 10 de janeiro, revelou que 40,9% dos entrevistados poderiam votar em Gusttavo Lima, enquanto 50,6% afirmaram que “não votariam de jeito nenhum” no cantor. Outros 6,1% disseram não conhecê-lo suficientemente para opinar, e 2,4% não souberam responder.

A pesquisa ainda destacou que 9,4% dos eleitores declararam que votariam “com certeza” no sertanejo, enquanto 31,5% afirmaram que poderiam votar. Esses últimos são considerados o “potencial eleitoral” de Gusttavo Lima.

Com grau de confiança de 95% e margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, o levantamento reflete como a população está dividida sobre a ideia do cantor assumir um cargo político.

Aceitação e Rejeição por Gênero

Os dados mostram que a candidatura de Gusttavo Lima encontra maior aceitação entre as mulheres: 41,9% delas afirmaram que votariam “com certeza” ou poderiam votar no cantor. Entre os homens, esse índice cai para 39,7%.

Já no quesito rejeição, os homens lideram: 51,7% disseram que não votariam de jeito nenhum em Gusttavo Lima, enquanto entre as mulheres o percentual é de 49,6%. Curiosamente, mais homens (6,5%) do que mulheres (5,8%) disseram não conhecer o artista suficientemente para opinar.

Escolaridade e Rejeição

Outro dado que chama atenção é a relação entre rejeição e escolaridade. Pessoas com ensino superior completo são as mais críticas: 61,2% afirmaram que não votariam no cantor de forma alguma. Entre os eleitores com ensino fundamental e médio, a rejeição é menor, com 47,1% e 47,8%, respectivamente.

Quando o assunto é a entrada de Gusttavo Lima na política, a maioria dos entrevistados mostrou-se contra. 65,7% dos eleitores declararam que o cantor não deveria entrar na vida política, enquanto 27,8% apoiam a ideia, e 6,5% não souberam opinar.

A oposição é mais forte nas regiões Sudeste e Sul, onde 73,6% e 71,9%, respectivamente, disseram que não apoiam a iniciativa. No Norte e Centro-Oeste, a rejeição é menor, com 57,8%, e no Nordeste o índice é de 54,5%.

Um Anúncio Surpreendente

O interesse de Gusttavo Lima em concorrer à Presidência foi anunciado no dia 2 de janeiro, em entrevista exclusiva ao Metrópoles, na coluna Grande Angular. A declaração pegou muitos de surpresa e acendeu debates sobre a entrada de artistas e celebridades no campo político.

Apesar de ser um nome consagrado na música sertaneja e contar com uma legião de fãs, a pesquisa mostra que a transição para a política pode ser um desafio para Gusttavo Lima. A maioria dos brasileiros parece desconfiar da capacidade de uma figura do entretenimento liderar o país.

A Voz do Povo

Seja como for, o cantor se junta à lista de celebridades que flertaram com a política no Brasil, como Romário, Tiririca e outros. O próximo passo? Convencer um eleitorado dividido e lidar com um alto índice de rejeição.

Resta saber se a “voz do Brasil” dará ao “Embaixador” um lugar de destaque também na política nacional. Afinal, em um país tão diverso como o Brasil, tudo é possível – até mesmo Gusttavo Lima no Planalto.

#GusttavoLimaNaPolítica #CantorNaPolítica #OpiniãoDividida #PesquisaDeOpinião #PolíticaEEntretenimento #GusttavoLima2025 #DebateNacional #RejeiçãoEApoio #FuturoDaPolítica #CulturaNaPolítica

    Suas preferências de cookies

    Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.