Mato Grosso do Sul, 1 de julho de 2025
Campo Grande/MS
Fuente de datos meteorológicos: clima en Campo Grande a 30 días

Chás que ajudam você dormir melhor

Os especialistas são unânimes ao enfatizar que o primeiro passo para uma boa noite de sono é fazer a chamada higiene do sono
Chás pode ajudar no sono, mas não devem ser tomados muito perto da hora de dormir
Chás pode ajudar no sono, mas não devem ser tomados muito perto da hora de dormir

Os brasileiros, em geral, dormem mal. Segundo informações do Ministério da Saúde atribuídas à Fiocruz, cerca de 70% dos brasileiros sofrem de distúrbios relacionados ao sono. Pesquisa realizada pela Associação Brasileira do Sono (ABS) entre 2020 e 2021, no auge da pandemia, já trazia esse índice: 70% dos entrevistados apresentavam queixas em relação à qualidade do sono.

As causas do problema a gente imagina: o Brasil é campeão mundial em ansiedade e tem os maiores níveis de depressão da América Latina, segundo a Organização das Nações Unidas (OMS). Para completar, o Brasil é o segundo país em que os usuários passam mais tempo on-line, com média de 9h13 diários, atrás apenas da África do Sul, de acordo com o Relatório “Digital 2024: 5 billion social media users”, publicado em parceria entre We Are Social e Meltwater.

Tomar remédio sem prescrição médica ou se encher de melatonina não é o caminho. Os especialistas são unânimes ao enfatizar que o primeiro passo para uma boa noite de sono é fazer a chamada higiene do sono (veja no final da coluna).

Feito isso, tomar um chá de ervas específicas pode ajudar no processo de ter uma noite tranquila e um sono de melhor qualidade. A seguir, a nutricionista e fitoterapeuta (que estuda as funções terapêuticas das plantas) Vanderli Marchiori, de São Paulo, aponta as principais ervas e como funcionam.

Mulungu (Erythrina mulungu): planta com propriedades calmantes e sedativas, normalmente indicada para o tratamento de insônia, estresse e ansiedade.

No chá usamos a casca dessa árvore do cerrado, que faz uma excelente indução do sono e mantém a qualidade dele por cerca de cinco horas.

Passiflora (Passiflora incarnata): as folhas do maracujá são ricas em compostos que reduzem a ansiedade e tambem melhoram a qualidade de sono.

O chá das folhas, quando consumido antes de dormir, leva o sono para as ondas mais profundas e evita os despertares noturnos.

Erva-cideira, capim-cidreira, capim-limão ou capim-santo (Melissa officinalis): alivia a ansiedade e aumenta o bem-estar, melhorando a qualidade do sono.

Seu óleo essencial, liberado durando a preparação do chá, age nos receptores gabaérgicos potencializando a redução da ansiedade e do estresse.

Para preparar o chá

  • Em uma caneca, leve 500 ml de água filtrada ao fogo. Quando levantar fervura, adicione 2 col (sopa) da erva e mantenha a fervura por 5 a 10 minutos;
  • Coe e beba uma xícara 2 horas antes de deitar (para não levantar para ir ao banheiro);
  • Pode guardar o chá até 24 horas na geladeira (depois disso, começa a fermentar);

Prefiro fazer decocção (manter a fervura da erva por algum tempo) em vez de infusão (quando acrescenta a erva e desliga o fogo) porque há uma extração maior de compostos bioativos. Para flores e folhas, mantenho a fervura por 5 minutos. Para partes rígidas, como gengibre e cascas, 10 minutos diz Vanderli.

Ela afirma que um fitoativo obtido a partir das folhas de Lippia citriodora, conhecida como verbena-limão, atua na adequação de níveis de cortisol e tem efeitos que envolvem o alívio da ansiedade e do estresse e a melhora da qualidade do sono.

Sua ação é bastante parecida com a dos benzodiazepinicos, mas deve ser manipulado com prescrição individualizada de dose explica.

Tem também a fitomelatonina da cereja, um fitoterápico manipulado em gotas que é um grande indutor de sono, pois age exatamente como a melatonina sintética e promove um sono mais reparador e e de melhor qualidade, inclusive. Ele requer a ausência de luz para sua ação completa e deve ser prescrito por um fitoterapeuta completa.

Higiene do sono

Esse protocolo envolve atitudes simples e comprovadamente eficazes para dormir melhor.

  • Estipule um horário para dormir e acordar, inclusive nos finais de semana;
  • Mantenha o quarto o mais escuro possível: cubra inclusive as minilâmpadas de computador, TV a cabo e ar-condicionado;
  • Duas horas antes de dormir evite contato com dispositivos eletrônicos (computador, tablet e celular), pois a luz azul dos aparelhos espanta o sono. A partir das 18 horas ative o “night shift”, que troca a luz azul do celular e do computador pela luz amarelada;
  • Tire a TV do quarto. A cama deve existir exclusivamente para dormir e namorar;
  • Evite café e cafeína (chá mate, preto e refrigerantes à base de cola) depois das 14 horas;
  • Jante pelo menos duas horas antes de se deitar, não coma demais e evite alimentos pesados (carnes, fritura e gordura) à noite;
  • Não exagere nas bebidas alcoólicas;
  • Inclua a atividade física na rotina: pelo menos 30 minutos de exercícios aeróbicos (andar, pedalar, nadar) cinco vezes por semana;
  • Medite: a ciência comprova que a meditação diminui o estresse e a ansiedade e melhora a qualidade do sono. Existem vários aplicativos de celular gratuitos para iniciantes.

O que eu faço

Sempre dormi bem. Mas, em 2020, juntou a morte repentina do meu pai, a pandemia e a menopausa e meu sono piorou. Comecei a acordar à noite e tinha dificuldade de voltar a dormir. Na época, revi as orientações da higiene do sono e fiz as seguintes mudanças, que mantenho até hoje:

  • Tomo chá de erva-cidreira com mulungu logo após o jantar (não antes de deitar, para não levantar para fazer xixi);
  • Uso um difusor e aromatizador de ambiente com óleo essencial de lavanda no quarto (coloco 3 gotas do óleo na água do aromatizador ou 1 gota no lençol, ao lado do travesseiro, antes de dormir);
  • Incluo um tempo que eu chamo de “descompressão” antes de deitar. Explico: como costumo assistir a séries de TV à noite, quando o tema é hardcore emendo com um episódio de alguma série curta, de até 30 minutos, com temática leve (como “Hacks”, “Casi feliz” e “Modern love”). Ou leio 15 minutos para entrar no “modo sono”.

Suas preferências de cookies

Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.