O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) considera trocar Simone Tebet (Planejamento) de pasta em um cenário de indicação de Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal (STF).
O petista estaria decidido a indicar o ministro da Justiça e Segurança Pública para a Suprema Corte, segundo apuração da analista Thaís Arbex.
Lula disse a um grupo de aliados que Tebet seria um bom nome para a pasta. O cenário é considerado, no entanto, apenas se a Justiça for separada da Segurança Pública.
A separação, além de ser um aceno do presidente a uma bandeira eleitoral dos partidos de direita, seria uma forma de contemplar a aliada, que, no início do governo, sinalizou que gostaria de uma pasta de maior projeção.
A ideia é que a Segurança Pública tenha sob seu guarda-chuva a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal. Para a nova pasta, Lula quer um nome de confiança.
Entre os cotados para a Segurança Pública, são citados o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, e o secretário-executivo da Justiça, Ricardo Cappelli.
A nomeação de mulher para a Justiça seria uma tentativa também do presidente de arrefecer o desconforto de não indicar uma mulher para a vaga da ministra Rosa Weber, da Suprema Corte.