Pesquisar
Close this search box.
Mato Grosso do Sul, 25 de maio de 2024
Campo Grande/MS
Fuente de datos meteorológicos: clima en Campo Grande a 30 días

Com tempero pronto e mortadela na lista, veja alimentos com alto teor de sal segundo a Anvisa

A Anvisa busca barrar o consumo elevado de alimentos ultraprocessados desde a aprovação, em 2020, da resolução 429 que determina que as embalagens apresentem o selo “Lupa” alertando sobre a quantidade de açúcar, sal e gordura nos alimentos

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) divulgou, na última quarta-feira (13), um relatório em que faz uma avaliação da quantidade de sódio em alimentos industrializados.

De acordo com a agência, quase um terço (28%) dos produtos comercializados no país não respeitam os limites de sódio considerados como aceitáveis. São eles: temperos prontos para arroz e carnes, biscoito salgado, bolos prontos sem recheio, hambúrgueres, misturas para bolo aerado, mortadela conservada em refrigeração, pães de forma, queijo muçarela e requeijão.

A análise é referente aos anos 2020 e 2021.

O relatório foi elaborado para monitorar o cumprimento das metas estabelecidas nos Planos Nacionais de Redução de Sódio e Açúcares em Alimentos Industrializados. Os planos são estratégias de saúde pública voltadas para a diminuição da ingestão de sódio e açúcares pela população brasileira.

Segundo o relatório, o alimento mais preocupante é a mortadela, que permaneceu com o percentual de conformidade com o plano igual a zero nos dois anos analisados. As categorias que demonstram uma menor aderência às metas estabelecidas são aquelas que foram incorporadas nos acordos mais recentes.

Suas preferências de cookies

Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.