Nesta quarta-feira (8), um comerciante de 61 anos, foi preso na BR-163, acusado de comercializar produtos impróprios para o consumo. Ele é proprietário de um laticínio em Nova Alvorada do Sul, que funciona legalmente.
Entretanto, devido a algumas infrações ocorridas em anos anteriores, o homem perdeu o selo de comercialização estadual. Ele tem apenas o selo SIM (Serviço Inspeção Municipal), que autoriza produzir e comercializar dentro do município.
De acordo com informações policiais, o comerciante foi abordado em uma caminhonete na Vila Vargas. No veículo foram localizadas várias peças de muçarela, pesando 167,6 kg; 60 kg de manteiga; e 119,9 quilos de queijo, em pedaços.
Além de não ter o selo de autorização estadual, ele transportava o produto de forma irregular, fora dos padrões exigidos, como a temperatura, o que torna o produto impróprio para o consumo.
O comerciante foi encaminhado para a Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) de Dourados, sendo autuado em flagrante.
O crime não tem fiança e, se condenado, ele pode pegar uma pena de 2 a 5 anos. O homem passará por audiência de custódia ainda nesta quarta-feira.
Além disso, morador de Nova Alvorado do Sul foi automaticamente multado em R$ 48 mil.
Fiscalização
Desde a terça-feira (7), a Decom (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo) tem atuado em Dourados fiscalizando estabelecimentos voltados ao comércio de alimentos.
Inclusive, foram feitos vários flagrantes administrativos e apreensão de produtos sem selo de autorização e impróprios para o consumo, como bebidas e embutidos.
Toda a ação contou com o apoio da equipe do Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal de Mato Grosso do Sul).