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Mato Grosso do Sul, 19 de maio de 2024
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Confira os riscos da hiper-hidratação para a saúde

Manter-se hidratado é importante para manter o bom funcionamento das funções corporais, como o trato urinário e digestivo e o sistema circulatório, que bombeia o sangue para o coração
Beber água ajuda o metabolismo, mas até hidratação em excesso pode fazer mal
Beber água ajuda o metabolismo, mas até hidratação em excesso pode fazer mal

Quer seja o mais recente copo Stanley premiado ou aquela garrafa de plástico de 10 anos sem a qual você não vive, as “garrafas de água de apoio emocional” parecem estar presas ao nosso lado e não vão a lugar nenhum.

O termo para o acessório de autocuidado circula nas redes sociais com a hashtag #emotionalsupportwaterbottle em mais de 18.000 postagens no TikTok e milhares no Instagram. A frase de efeito parece incorporar como a maioria das pessoas se sente em relação ao seu fiel companheiro que não sai de vista.

Ter sempre um gole de água ao seu lado pode ser ótimo para se lembrar de se manter hidratado, mas às vezes apegar-se a uma garrafa de água pode levar a uma fixação na hidratação que pode ter consequências graves para a saúde se for levado longe demais, segundo especialistas médicos.

“Não é fácil sobrecarregar os rins”, disse o Dr. Kambiz Kalantari, nefrologista da Clínica Mayo em Rochester, Minnesota. “Mas há situações em que as pessoas ficam obcecadas em beber água. Estamos falando de 10, 15 litros que sobrecarregam os rins.”

Aqui estão algumas dicas sobre como avaliar a quantidade de água que você precisa beber e o que pode acontecer quando o hábito de hidratação se torna exagerado.

Chegar na hiper-hidratação é difícil, mas possível

A quantidade de água que uma pessoa deve beber por dia é uma questão antiga que não tem uma resposta única depende de fatores como a saúde da pessoa, tamanho, localização e tipos de atividades em um dia.

A Academia Nacional de Medicina recomenda 3,7 litros de água por dia para homens e 2,7 litros para mulheres, o que representa a ingestão de água de todos os alimentos e bebidas ao longo do dia, enquanto muitos seguem o conselho comum de beber 8 copos de água por dia (1,9 litros), o que é fácil de lembrar e normalmente mantém a pessoa com um bom nível de hidratação, de acordo com a Clínica Mayo.

Algumas pessoas podem precisar beber menos, enquanto outras podem precisar de mais, acrescenta a clínica. Não há necessidade de se forçar a beber mais água do que a que você tem sede, ou carregar uma garrafa de água, a menos que você esteja planejando fazer exercícios ou passar algum tempo ao ar livre exposto ao calor, o que pode causar perda de líquidos pelo suor, Kalantari disse.

Se uma pessoa bebe muita água, na maioria dos casos, os rins excretariam o excesso de líquido, fazendo com que a pessoa urine muito, disse Kalantari. Se os rins não conseguem excretar o excesso de água, seja por uma condição crônica como doença renal ou por estarem extremamente sobrecarregados, é aí que surgem problemas e podem exigir uma ida ao hospital em casos críticos.

Também há limites para a quantidade de líquido que os rins são capazes de excretar se uma pessoa não tiver comido o suficiente naquele dia, disse Kalantari. Para a maioria das pessoas, beber água suficiente para encher duas garrafas de água de 1,2 litros em 10 horas criará uma faixa segura para evitar a desidratação e a hiper-hidratação, disse o Dr. Ryan Bober, especialista em medicina interna do Cedars-Sinai em Los Angeles.

“Se você começar a chegar ao ponto em que não tem realmente um mecanismo de sede – você sente que está forçando o resto de qualquer gole que resta na garrafa, começou a ter problemas com como facilmente você engole a água – então você meio que chega ao limite da superidratação”, disse Bober.

Intoxicação por água

A intoxicação por água ocorre quando há tanto líquido que o excesso não pode ser removido pela transpiração ou pela urina e causa hiponatremia, uma condição na qual o nível de sódio no sangue está abaixo do normal.

Além da micção excessiva, os sintomas de intoxicação por água podem incluir sensação de irritação, letargia, maior facilidade de distração ou confusão, vômitos, náuseas e, na maioria dos casos críticos, convulsões e coma ou até morte, disse Bober.

Normalmente, casos leves de hiper-hidratação – que ocorrem por beber muita água em um curto período de tempo ou beber muita água durante alguns dias, como 2 a 3 litros em uma hora ou 10 litros em um dia – podem ser resolvidos quando a pessoa parar de beber tanta água, pois os rins excretarão o excesso em poucos dias, disse Bober.

A atriz Brooke Shields passou pela condição em setembro, quando teve uma convulsão por beber muita água. Shields foi a um hospital, onde foi diagnosticada com baixo nível de sódio no sangue e um médico prescreveu um plano de tratamento. Os pesquisadores também teorizaram que o artista marcial e ator Bruce Lee morreu de hiponatremia, de acordo com um estudo de março de 2022. O relatório citou a “alta ingestão crônica de líquidos” do ator, o uso de maconha que pode aumentar a sede e a ingestão de medicamentos prescritos e álcool que pode afetar os rins.

Benefícios de se manter hidratado

Manter-se hidratado é importante para manter o bom funcionamento das funções corporais, como o trato urinário e digestivo e o sistema circulatório, que bombeia o sangue para o coração. A hidratação também pode ajudá-lo a se sentir mais energizado, melhorar o humor e reforçar a capacidade de atenção e a memória de curto prazo.

Muitas vezes, beber mais água é uma meta estabelecida para perder peso. Com moderação, beber água antes das refeições pode ajudar a encher o estômago e fazer com que as pessoas se sintam mais saciadas e, por sua vez, comam menos, disse Bober.

Beber água quando está com sede pode ativar vias relacionadas à dopamina, dando às pessoas uma resposta prazerosa, disse Bober. Mas sem moderação, uma dependência excessiva da dose química de bem-estar pode ser o fator que leva a um aumento na ingestão de água e à hiper-hidratação. E em situações que podem ter um impacto grave na saúde mental, como o isolamento social ou o stress e a ansiedade crónicos, os caminhos podem mudar de tal forma que a resposta de prazer ainda pode ser ativada mesmo em níveis próximos da hiper-hidratação, acrescentou.

A garrafa de água de apoio emocional tem suas vantagens, mas mesmo a água potável precisa ser moderada – e a garrafa reutilizável deve ser limpa regularmente, disse Bober.

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