Mato Grosso do Sul, 16 de maio de 2025
Campo Grande/MS
Fuente de datos meteorológicos: clima en Campo Grande a 30 días

Conheça o Savannah, gato híbrido de felino selvagem de R$ 120 mil que Oruam deu de presente à namorada

Rapper viralizou ao mostrar nas redes sociais surpresa que fez para a namorada. No Brasil, espécie é exclusividade de um gatil em Valinhos, no interior de São Paulo. Conheça as curiosidades da raça.

Em meio a posts nas redes sociais com declarações de amor e troca de presentes entre casais apaixonados no Dia dos Namorados, um “mimo” acabou roubando a cena. O rapper Oruam surpreendeu a namorada, Fernanda Valença, com um gato Savannah, cujos filhotes são vendidos por até R$ 120 mil.

Oruam, o mesmo que fez uma apresentação polêmica no Lollapalooza 2024, ao vestir uma camiseta que pede liberdade a seu pai, o traficante Marcinho VP, preso por crimes como homicídio qualificado, formação de quadrilha e tráfico de drogas, compartilhou com os seguidores a surpresa.

Como o filhote não chegou a tempo – deve ser entregue neste sábado (15) – ele mostrou à namorada fotos e vídeos do animal, que é híbrido do cruzamento entre os gatos domésticos e o serval, felino selvagem natural das planícies africanas.

Oruam já tem um gato Savannah chamado “Malandrex”. O filhote é da mesma linhagem, sendo que, segundo o rapper, é filho do pai de “Malandrex”.

“Mentira? É outro Malandrex!”, falou Fernanda, surpresa. “É outro Malandrex! É irmão mesmo”, explicou Oruam. “É da família?”, questionou Fernanda. “Isso, irmão mesmo, é filho do pai dele.”

A pelugem repleta de pintas, o corpo esguio e o porte imponente do gato Savannah são bem diferentes em comparação aos felinos que costumamos criar em casa.

Um gatil de Valinhos (SP), no interior de São Paulo, é o único no Brasil a comercializar a raça. A proprietária contou sobre a raça.

O Savannah é uma raça híbrida criada nos Estados Unidos em 1986. De acordo com Anna Júlia Dannala, proprietária do gatil, o primeiro nasceu por acidente.

Na época, um Serval, encontrado como animal de estimação por alguns criadores, cruzou com uma gata siamesa. O primeiro híbrido foi uma fêmea que ganhou o nome de Savannah.

E não é difícil perceber a semelhança com o ancestral selvagem. Pelo contrário: o Savannah é um gato bem maior do que o comum e se destaca pelas pernas muito longas.

Um exemplar de primeira geração, filho direto do cruzamento, pode chegar a 70 cm de altura. Um neto ou bisneto, no entanto, tende a ser menor, mas ligeiramente maior do que um gato comum.

“Comprido e com corpo bem alongado, delgado. É um gato mais magro. Ele tem uma estrutura muito bonita mesmo na geração mais distante”, descreve a criadora.

“A partir daí algumas pessoas se interessaram e quiseram desenvolver a raça, que começou a ganhar popularidade no fim dos anos 1990 e 2000 nos Estados Unidos. No Brasil demorou mais e foi aparecer de forma mais recorrente apenas nos últimos anos”, conclui.

Único a comercializar o gato Savannah no Brasil 👌

A Reserva LuckyStone foi criada por Anna Júlia e sua avó Geisa Narcisa, em 2010, como um tipo de hobby. Na época, a jovem tinha a intenção de ajudar a avó a se distrair dos problemas de saúde que enfrentava.

As duas passaram por várias raças de gatos domésticos, mas nenhuma com muito sucesso, até apostarem no Savannah em 2013. Desde então vários amantes de gatos entraram em contato com a reserva e algumas personalidades já adquiriram os seus.

“[O Savannah] Léo, até hoje, é o nosso principal pareador. Ele foi o nosso maior sonho. A gente conseguiu ele dos Estados Unidos e, a partir dele, a gente focou e falou: ‘a gente quer criar esta raça’”, lembra Anna Júlia Dannala.

Embora venda os Savannah, a reserva também desenvolve trabalhos em parceria com ONGs, por meio de doações ou mesmo tratando gatos de rua, além de incentivar a adoção.

“Nós somos muito a favor da adoção. É legal que quem tenha condições compre, mas [também] adote. Todos os gatos, de todos os tipos, precisam de lar. As raças são uma paixão a mais para os loucos por gatos”, fala.

Suas preferências de cookies

Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.