Mato Grosso do Sul, 11 de maio de 2025
Campo Grande/MS
Fuente de datos meteorológicos: clima en Campo Grande a 30 días

Divulgação do resultado do Enem é marcada por instabilidade no site do Inep nesta segunda-feira (13)

O exame também é aceito em dezenas de instituições internacionais. Somente em Portugal, 35 instituições aceitam as notas em processos de admissão

A segunda-feira, dia 13 de janeiro, começou agitada para milhões de estudantes brasileiros que aguardavam ansiosamente o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O exame, que é considerado a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, tanto em instituições públicas quanto privadas, teve suas notas divulgadas logo nas primeiras horas da manhã. Porém, o que foi para ser um momento de colapso e comemoração se transformou em frustração para muitos participantes devido à instabilidade no site do Inep.

De acordo com o portal Down Detector, que monitora serviços online, os problemas surgiram por volta das 6h da manhã, exatamente no horário em que as notas foram liberadas. Estudantes relatando dificuldades para acessar a Página do Participante e até mesmo para realizar o login no sistema.

Nas redes sociais, a situação virou motivo de consentimento e também de descontração, com usuários compartilhando memes e relatos da dificuldade de acesso ao site. “A ansiedade estava no limite e, quando consegui abrir o site, ele trava na tela inicial”, desabafou uma candidatura em uma postagem que viralizou no Instagram.

Como usar a nota do Enem?

O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior. Os estudantes podem concorrer vagas em universidades públicas e privadas, além de utilizar as notas para financiar mensalidades ou tentar bolsas em instituições privadas. 

Para universidades públicas, o estudante pode ser selecionado pelo Sisu, o Sistema de Seleção Unificada. As inscrições acontecem entre 17 e 21 de janeiro, o resultado só será divulgado em 26 a 31 de janeiro. 

Para bolsas, o Programa Universidade para Todos, o Prouni, utiliza a nota do Enem para bolsas integrais ou parciais em instituições particulares. Além disso, há o Fundo de Financiamento Estudantil, o Fies, programa que paga parte das mensalidades e, após a formatura, os estudantes pagam o financiamento. 

O exame também é aceito em dezenas de instituições internacionais. Somente em Portugal, 35 instituições aceitam as notas em processos de admissão. 

#Enem2024 #ResultadoEnem #NotaDoEnem #DesempenhoEnem #EstudanteEnem #PreparaçãoParaOEnem #AprovadoNoEnem #FuturoComEnem #Sisu2024 #RumoAoEnsinoSuperior

Suas preferências de cookies

Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.