Pesquisar
Close this search box.
Mato Grosso do Sul, 24 de fevereiro de 2024
Campo Grande/MS
Fuente de datos meteorológicos: clima en Campo Grande a 30 días

Duas pessoas morrem baleadas em Bruxelas e jogo entre Bélgica e Suécia é cancelado

“Segundo os incidentes em Bruxelas mais cedo, o jogo está suspenso. Nossos sentimentos estão com todos aqueles afetados”
Torcedores suecos em desespero por conta das informações fora do estádio. Imagem - 
Kenzo TRIBOUILLARD / AFP
Torcedores suecos em desespero por conta das informações fora do estádio. Imagem - Kenzo TRIBOUILLARD / AFP

A partida entre Bélgica e Suécia pelas Eliminatórias da Eurocopa 2024 foi interrompida no intervalo após um ataque terrorista em Bruxelas na tarde desta segunda-feira (16/10). As seleções se enfrentavam no Estádio Rei Balduíno, quando o criminoso efetuou disparos nas ruas da capital belga.

As informações de momento são de que são dois suecos foram mortos e o suspeito segue foragido. O confronto estava empatado em 1×1 quando as equipes não retornaram do intervalo para a etapa final. O atentado foi confirmado pelo Ministério Público belga e o país está em alerta máximo contra o terrorismo.

Em um vídeo nas redes sociais, um homem falando em árabe reivindicou a autoria do ataque e alegou pertencer ao Estado Islâmico. A motivação oficial ainda não foi confirmada. “Segundo os incidentes em Bruxelas mais cedo, o jogo está suspenso. Nossos sentimentos estão com todos aqueles afetados”, disse a Federação Belga de Futebol no X/Twitter.

Graças a Allah, sou um Mujahid (jihadista) do Estado Islâmico, goste ou não. Vivemos nossa religião e morremos por ela. Eu matei 3 suecos agora há pouco. Graças a Allah

Com a indefinição do resultado da partida, a Bélgica segue em primeiro lugar no Grupo F, com 16 pontos em seis confrontos, seguida pela Áustria, com a mesma pontuação, mas um jogo a mais. A Suécia fica em terceiro, com apenas seis pontos e cinco embates disputados.

O primeiro-ministro belga, Alexander de Croo, confirmou que as vítimas eram suecas, conforme relatado. As vítimas estavam vestindo camisas da seleção sueca de futebol. A Federação Sueca de Futebol emitiu orientações para os torcedores permanecerem no estádio, enfatizou para manter a calma e cuidar uns dos outros, de acordo com informações divulgadas nas redes sociais.

A imprensa sueca informou que a decisão de não disputar o segundo tempo partiu dos próprios jogadores suecos, que ficaram cientes de que as vítimas eram compatriotas. Um vídeo de reivindicação do duplo homicídio, onde um homem fala em árabe, circulou nas redes sociais, segundo fontes ligadas ao caso.

Uma porta-voz do Ministério Público de Bruxelas confirmou o início de uma investigação, sem esclarecer, até o momento, a motivação por trás do ataque. A Promotoria Federal, especializada em casos de terrorismo, está conduzindo averiguações para determinar uma possível motivação terrorista.

Em um vídeo divulgado pela edição digital do jornal Het Laatste Nieuws, um homem é visto fugindo em uma moto pequena após o ataque, que ocorreu na praça Sainctelette, no norte da capital. A polícia foi alertada pouco após as 19h locais (14h de Brasília), e um perímetro de segurança foi estabelecido para lidar com a situação.

Suas preferências de cookies

Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.