Pesquisar
Close this search box.
Mato Grosso do Sul, 16 de abril de 2024
Campo Grande/MS
Fuente de datos meteorológicos: clima en Campo Grande a 30 días

Estrangeiros deixam a Faixa de Gaza pela 1ª vez desde o início da guerra

A abertura da passagem ocorre em um momento em que Gaza passa por mais um corte nas telecomunicações
Crédito: MOHAMMED ABED / AFP
Crédito: MOHAMMED ABED / AFP

Os primeiros estrangeiros autorizados a deixar a Faixa de Gaza começaram a sair da região nesta quarta-feira (1º/10). Desde o início do conflito entre o grupo fundamentalista islâmico Hamas e Israel, em 7 de outubro, esta é a primeira vez que há autorização para quem deseja sair de Gaza use a passagem de Rafah, fronteira com o Egito.

De acordo com a agência France-Press, Cairo autorizou a passagem de 450 estrangeiros e 90 feridos. No entanto, nenhum brasileiro está na lista. Não há informações sobre por quanto tempo a passagem ficará aberta. Nesta quarta, os correspondentes da AFP na região registraram o momento em que as pessoas começaram a passar pela passagem, incluindo várias ambulâncias.

A passagem já estava sendo utilizada para a entrega de ajuda humanitária na região. Cerca de 30 brasileiros estão na Faixa de Gaza e querem ser repatriados para o Brasil. Um avião brasileiro aguarda a liberação deles no Egito para trazê-los para o país.

A abertura da passagem ocorre em um momento em que Gaza passa por mais um corte nas telecomunicações. De acordo com a operadora de telecomunicações palestina Paltel, as conexões de internet e telefone foram cortadas nesta quarta-feira na Faixa de Gaza. 

Desde o início do conflito, segundo o Ministério da Saúde em Gaza, 8.306 pessoas foram mortas, incluindo 3.457 crianças, 2.136 mulheres e 480 idosos, e mais de 21.048 ficaram feridos. Em Israel, 
morreram 1.400 israelitas e cidadãos estrangeiros, segundo as autoridades israelitas, a grande maioria em 7 de Outubro. 

Suas preferências de cookies

Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.