Mato Grosso do Sul, 26 de abril de 2025
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Ferrovia do Futuro: Ramal da Malha Norte vai impulsionar economia e escoamento de Celulose em Mato Grosso Do Sul

ANTT aprova construção de novo trecho ferroviário que vai conectar Inocência à Malha Norte e beneficiar municípios estratégicos do estado

O Mato Grosso do Sul dá mais um passo rumo ao fortalecimento de sua logística e à expansão da capacidade de exportação com a aprovação, por unanimidade, da construção de um ramal ferroviário de 47 km que ligará o município de Inocência à Malha Norte. A proposta foi aprovada pela diretoria colegiada da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e representa um avanço importante para o escoamento da produção de celulose no estado.

O ramal será construído e explorado pela Arauco Celulose do Brasil S.A., empresa que está implantando uma moderna fábrica em Inocência, com investimentos de aproximadamente 4,6 bilhões de dólares. A concessão para o uso da ferrovia terá validade de 99 anos. A expectativa é que o novo trecho permita o transporte de cerca de 3,5 milhões de toneladas de celulose por ano, tornando o processo mais ágil, eficiente e menos dependente do transporte rodoviário.

A Malha Norte, também chamada de Ferrovia Norte Brasil (EF-364), tem aproximadamente 755 km e liga Santa Fé do Sul, em São Paulo, até Rondonópolis, no Mato Grosso. Ela é atualmente operada pela empresa Rumo Logística e tem se consolidado como a principal via de escoamento ferroviário da produção de celulose do Centro-Oeste brasileiro.

Durante visita ao local onde será implantado o terminal ferroviário da Arauco, o secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, destacou a importância estratégica dessa obra para o estado. “Essa ferrovia já é hoje a principal rota de escoamento da celulose produzida no Mato Grosso do Sul. O novo ramal reforça esse papel e garante mais competitividade para nossos produtores”, afirmou.

Além da Arauco, outras grandes empresas também já utilizam a Malha Norte. A Suzano, por exemplo, escoa a celulose produzida em Ribas do Rio Pardo até seu terminal ferroviário, de onde os produtos seguem até o Porto de Santos para exportação. O investimento em ferrovias é visto como essencial para reduzir custos logísticos, aumentar a eficiência e garantir maior sustentabilidade no transporte.

Com a construção do novo ramal, diversos municípios sul-mato-grossenses serão impactados positivamente. Além de Inocência, cidades como Três Lagoas, Água Clara, Aparecida do Taboado, Paranaíba, Brasilândia e Ribas do Rio Pardo devem se beneficiar direta ou indiretamente com o aumento da movimentação econômica, geração de empregos e modernização da infraestrutura regional.

Jaime Verruck reforçou o compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento ferroviário e disse que os investimentos vão além da Malha Norte. “Apostamos também na retomada da Malha Oeste, buscando conectar ainda mais regiões produtoras ao sistema ferroviário nacional. A ferrovia é um modal operacional, competitivo e sustentável, que precisa ser cada vez mais valorizado”, completou.

Com esse novo capítulo, o Mato Grosso do Sul reafirma seu papel de destaque no cenário logístico brasileiro. A construção do ramal ferroviário é mais do que um investimento em infraestrutura: é um passo estratégico na consolidação do estado como potência exportadora, especialmente no setor de base florestal e celulose.

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